PAZ




Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.






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Bem, vamos lá, sempre fui discreto em abordar socialmente ou ao vivo, em entrevistas ou em minhas publicações nas redes mundial de computadores questões políticas, de religiosidade e drogas, que sabemos serem questões polêmicas, ainda mais na esfera de um país jovem que não tomou bombas atômicas na cabeça, como Alemanha e Japão, aí me questiono: será que tem a ver os políticos desses países não terem todos esses benefícios e o metro da Alemanha não ter catraca? E o governo de países como Uruguai, Holanda e parte dos EUA reverterem a "economia das drogas" para seus postos de saúde, hospitais, metrôs...? Não sou a favor da violência mas sabemos como o governo da Indonesia (Bali) age em certos pontos que comprometeram a paz de lugares como os morros e demais bairros do Rio, sabemos como o governo da China e os tigres asiáticos agem com a questão da corrupção. Pequim, Amesterdan e Londres estão longe de serem o exemplo perfeito de qualidade de vida. Mas políticos queridos ou não, lembrem ou jamais esqueçam que tudo que for feito contra a mãe Terra, que fornece a milênios o sustento de seus e dos nossos ancestrais, avós, de nossos pais e ainda de nossas crianças sobrecairá sobre as vidas de seus filhos e de toda a população do Brasil e do planeta, isso ja esta acontecendo. O que me acalenta é também saber que ninguém sobre esse céu tera poder permanente, ou na melhor das hipóteses, não ficará mais que 100 anos neste mundo. Se esta é uma ordem limite divina ou não ao menos sera para o bem das novas gerações, a Criação não deve ter estabelecido este limite por acaso, disse Einstein: " gerações futuras mal acreditarão que um homem de carne e osso como Gandhi, caminhou pela Terra." Acredito que dificilmente seres espirituais tão educados como Gandhi, Sergio Vieira de Mello, Oskar Metsavaht, Bob Marley, Deshun Wang, Madre Tereza de Calcuta, Milton Nascimento, Rabinadranath Tagore...voltarão a Terra, mas deixaram um legado positivo, sementes foram plantadas e como atestou Divaldo Franco a nova leva de crianças que esta chegando ao planeta esta chegando pra sanar os problemas sociais que nós mesmos criamos, acredito acredito que um dia surgira no Brasil um homem ou uma mulher capaz de dar dignidade e respeito aos pobres, marginalizados, pelas crianças e nossos povos indígenas com o propósito de continuar a missão de igualdade, amor ao próximo e unificação da humanidade.
Victor Rasta

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VIVENDO ENTRE BOMBAS!

com a brasileira Maria Claire,35 anos integrante da Cruz vermelha no Iêmen (próxima matéria) !



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"Bem, creio que há um lado legal de chegar a uma vivência de décadas num planeta de convivência conturbada como a Terra e no limite de sobreviver num país onde a "falta de educação, as drogas e a violência imperam" como disse Kelly Slater em seu manifesto recente, prova que ele sabe de nossa realidade. A lembrança me faz refletir a questão de sobreviver num país realmente cheio de qualidades, beleza natural ímpar, personalidades que nunca aliaram sua imagem a bebidas alcóolicas ou cigarro como Pelé. Oscar Niemayer o gênio que viveu 104 anos de pura conciência plena! O visionário Roberto Marinho e sua Globo, que empregou muita gente, Ruy Othake, a Fundação Ayrton Senna, Samuel Klien o fundador das Casas Bahia, Oskar Metsavaht, Sérgio Vieira de Mello o carioca que nunca trabalhou no Brasil e virou referencia em filosofia e queria salvar o mundo segundo a Secretária Geral da ONU Samatha Power, o mentor e padastro do Gabriel Medina, Padre Cicero Romão Batista, Irmã Dulce, Pedro Paulo Lopes o Pepê...e claro, os Amarildos...são exemplos de gigantes humanos, seres reais que como Gandhi, que gerações futuras mal acreditarão que um homem de carne e osso como ele caminhou sobre a Terra. Pessoas que fizeram a diferença sentindo na pele.
Enfim, penso que esses acontecimentos violentos como o lamentável fato ocorrido na Guarda do Embaú com nosso amigo surfista, irá fazer com que a Comunidade Humana Brasileira e nossas autoridades repensem nossas leis e sobre esses episódios que atingem nossos próximos.
Que venham ações eficientes de educação, convivência social e de consciência plena, e para evoluirmos em paz em harmonia em sociedade, só depende de cada um de nós. "
*texto inspirado em Ricardo dos Santos


Por Victor Rasta

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Alguns ganhadores dos Prêmios Nobel > Madre Tereza de Calcutá,Albert Stein, Madre Tereza de Calcutá,Barack Obama...


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Deepak Chopra 


Se há uma cara que me chamou atenção por suas publicações em livros, matérias e palestras foi o Indiano, naturalizado americano, Deepak Chopra, entre os mais legais que li estão o Corpo Sem Idade, Mente sem Fronteiras, Conexão Saúde e As Sete Leis Espirituais do Sucesso...sugiro o estudo de todos! Chopra é yogue e endocrinologista, já foi Chefe de um dos maiores hospitais dos EUA e fundou um Centro de medicina Ayuveda na Califórnia...ele propõe, entre outras coisas legais, que tudo possui infinitas possibilidades.

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xamanismo







xamanismo é um termo genericamente usado em referência a práticas etno-médicas, magicas, religiosas (animista, primitiva) e filosóficas (metafísica), envolvendo cura, transe, supostas metamorfoses e contato direto entre corpos e espíritos de outros xamãs, de seres míticos, de animais, dos mortos, etc.




A palavra xamã vem do russo - tungue saman - e corresponde à práticas dos povos não budistas das regiões asiáticas e árticas especialmente a Sibéria (região centro norte da Ásia). Apesar, como assinala Mircea Eliade da especificidade dessas práticas na região (em especial as técnicas do êxtase dos tungues, Iacutes, mongóis, turco-tártaros etc.), não existe, contudo origem histórica ou geográfica para o xamanismo como conhecido hoje, tampouco algum princípio unificador . Outros nomes para sua tradução seriam feiticeiros, médico-feiticeiros, magos, curandeiros e pajés.




Antropólogos discutem ainda na definição xamanismo a experiência biopsicossocial do transe e êxtase religioso, bem como as implicações sociais da definição do xamanismo como fato social. É considerado uma tradição equivalente à magia enquanto prática individualizada relacionada aos problemas e técnicas e ciência da sobrevivência cotidiana (agricultura, caça, medicina, etc.) ou ao fenômeno religioso, abstrato, coletivo, normatizador.








O xamanismo é constante em diversas manifestações indígenas brasileiras. A palavra "pajé", de origem Tupi, se popularizou na literatura de língua portuguesa em referência ao xamã. Seu estudo, descrições de caso e comparação, tem sido recomendado para facilitar a implementação de práticas de assistência à saúde culturalmente adequadas no Brasil a cerca de 4.000 índios pertencentes a 210 povos sob a responsabilidade da FUNASA - Fundação Nacional de Saúde desde agosto de 1999
Xamanismo ou Pajelança – Comunicação com os encantados e entidades ancestrais através de cânticos, danças assim como nos índios Guarani Kaiová e utilização de instrumentos musicais (maracá, zunidores) para captura e afastamento de espíritos malignos tipo mamaés, anhangás. Há também a utilização do jejum, restrições dietéticas, reclusão do doente, além de uma série de práticas terapêuticas que incluem: o uso do tabaco (o pajé fuma grandes cachimbos) e outras plantas psicoativas, aplicação de calor e defumação, massagens, fricções, extração da doença por sucção/ vômito, escarificação no tórax e locais inflamados com bico, dentes de animais ou fragmentos de cristais.




No Brasil rural e urbano, apesar da tradição multi-étnica dos ameríndios, observa-se a presença dessas práticas médicas-religiosas em comunhão com rituais católicos e espiritualistas de origem africana. Esse xamanismo é conhecido em algumas regiões como pajelança cabocla, culto aos encantados, toré, catimbó, candomblé de caboclo, em rituais de umbanda, culto a Jurema Sagrada.
Atualmente no Brasil existem várias vertentes de neo-xamanismo ou xamanismo urbano, entre estas linhas diversos grupos se reúnem para estudar e trocar conhecimentos sobre o tema.
O Xamanismo, ou como conhecemos (índios) costumavam se obliterar em cavernas, matas virgens, além de florestas, os rituais com seiva de animais mortos era um costume tanto quanto normal, o Xamanismo vem desde a existência brasileira, e com isso, tem suas apresentações, coloniais realizadas apenas entre eles, e a diferenciação, de raças.



Um dos Xamãs da nova era e um  dos mais bem sucedidos mestres na atualidade chama-se Deepak Chopra, li diversos livros dele, entre os quais: As Sete Leis Espirituais do Sucesso, Corpo Sem Idade - Mente Sem fronteiras...e Conexão Saúde. Ele também é chamado Guru das estrelas, nasceu na Índia e se formou em medicina nos EUA, onde é especialista em Endocrinologia e ioga.




dr Deepak Chopra Xamã para uns, Guru e Mestre iogue para a maioria



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pratico yôga há mais de 15 anos!



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PERFIL - MALALA


A estudante de 16 anos, transformada em símbolo internacional por sua luta pela educação universal, disse neste sábado em um ato na universidade de Edimburgo que sua luta por esta causa ficou "fortalecida" ao se reunir com Kainat Riaz e Shazia Ramzan.

Malala virou símbolo internacional na luta pela educação universal (Foto: Russell Cheyne/Reuters) 
 (Foto: RusselCheyne/Reuters)
Malala virou símbolo internacional na luta pela educação universal  
As três meninas, que agora vivem e estudam no Reino Unido, voltaram a se ver pela primeira vez em uma visita à Escócia, após o ataque talibã em outubro de 2012.
Quando voltava de sua casa da escola, Malala foi ferida por vários tiros na cabeça pelos talibãs, enfurecidos pelos pontos de vista da adolescente sobre educação e os direitos das mulheres.
A ativista compareceu como convidada de honra a um encontro público da Comissão de Cidadania Global, um organismo de líderes que representam instituições políticas, religiosas, o mundo do direito e a filantropia.
A Comissão de Cidadania Global é uma iniciativa do ex-primeiro-ministro britânico, o trabalhista Gordon Brown, da Universidade de Nova York e da Fundação Carnegie UK.
No ato na Universidade de Edimburgo, Malala recebeu também um título honorário e um prêmio por seu trabalho como promotora da educação e dos direitos das mulheres, assim como um sonoro aplauso do público de mais de mil pessoas.
"Depois que atiraram em mim, os terroristas pensaram que eu não continuaria com a luta pela educação, mas não apenas não parei minha campanha como agora Kainat e Shazia estão comigo e também me apoiam", disse Malala.
A ativista acrescentou que suas duas amigas "não têm medo" e que o apoio do povo "é a arma que precisamos".
"Para conquistar qualquer objetivo, as pessoas devem estar unidas, devem trabalhar juntas e é por isso que me sinto fortalecida", apontou.
"é isso aí Malala, 1+1=2 "um fraco mais um fraco= um forte a união faz a força! Estamos juntos!

Por Victor Rasta

Fonte: Globo.com


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Manifesto!!!
"Quem não tem a ganância que foi "herdada" por alguns, como a nova geração de jovens conscientes, as mulheres e homens de bem, deveriam chamar a atenção de seus pais, familiares e amigos próximos ligados a políticos e a política e aos empresários e a gente do poder, para pedir-lhes mais respeito, equidade ao próximo e respeito a nossa bandeira, para que, quando pensarem em agir em nome do Brasil e da economia brasileira, venham a tomar iniciativas futuramente positivas, como ações que tragam harmonia em nosso ambiente social e a nossa saúde. Sensibilidade, equidade e paz real é o que precisamos, para que realmente possamos nos orgulhar de sermos brasileiros e possamos conviver pacificamente numa comunidade humana, justa e feliz."

por Victor Rasta


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ENTREVISTA   COM  FERNANDO HENRIQUE CARDOSO






"NÃO DEFENDO O USO DE DROGAS MAS RECONHEÇO QUE A REPRESSÃO FALHOU". (Foto: Redação Marie Claire)

o ex- Presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso



"Quando fui Presidente da República, segui o senso comum sobre o tema drogas: investi em repressão, tentei erradicar cultivos e lutei contra o narcotráfico. Não esqueci da prevenção e criei a SENAD,cujo propósito era ensinar e não reprimir. Como tempo, percebi que, apesar dos esforços políticos, recursos investidos e vidas perdidas, a oferta e o consumo de drogas continuavam estáveis ou aumentando no Brasil e no resto do mundo.
Me dei conta de que a política de guerra às drogas não funcionava e havia transformando esse mercado ilegal em um fator de desequilíbrio social e político, principalmente na América Latina. Passei a estudar o assunto. A repressão às drogas, estruturada em torno da Convenção Única de Drogas da ONU, já dura mais de cinco décadas. Um tabu foi criado, alimentando a guerra, estigmatizando usuários e nos colocando na grave situação em que nos encontramos hoje.
Nos últimos anos, com maior acesso à informação e acúmulo de conhecimento científico, o tabu começou a ser quebrado. Para ajudar a abrir e aprofundar o debate, lancei a Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia que deu lugar, em 2011, à Comissão Global de Política sobre Drogas. A primeira recomendação da Comissão Global é por fim à criminalização do usuário. Pessoas que usam drogas não são criminosos a ser trancafiados em prisões. Os dependentes devem ter acesso a tratamento e reintegração. A Comissão propõe também reavaliar a classificação de cada droga de acordo com seu dano.
A atual classificação de risco adotada pela ONU foi elaborada há 50 anos com base em evidências científicas limitadas. Os mais modernos estudos mostram que a maconha é uma droga que provoca menos danos e dependência do que substâncias lícitas e reguladas como tabaco e álcool. As estatísticas indicam que cerca de 80% das pessoas que usam drogas ilícitas consomem maconha e também revelam que o conceito de que a maconha leva ao consumo de outras drogas é mito: quem induz o usuário a provar entorpecentes mais pesados é o traficante.
Por tudo isso, a sugestão é que governos experimentem com modelos de regulação da maconha para reduzir os danos sociais de sua proibição e enfraquecer o crime organizado. Regular não é liberar, mas criar um sistema de controle efetivo sobre toda a cadeia produtiva e de distribuição da maconha, com claras restrições de idade, preço e pontos de venda e acompanhado de forte trabalho de prevenção e educação.
Tem gente que diz que isso nunca funcionaria no Brasil, mas o sucesso da política de redução de danos do cigarro nos últimos anos mostra que é possível regular para reduzir o consumo. Por aqui, persiste a desinformação e certa tendência conservadora que associa a questão das drogas à pobreza e faz vista grossa para o consumo da classe média.
Nunca fui usuário e não defendo o uso da maconha, nem de qualquer outra droga. Porém, sou pragmático e reconheço que a repressão falhou em seu objetivo de diminuir o mercado de drogas. Precisamos tentar novos caminhos. Países vizinhos como Uruguai, Argentina e Colômbia tem avançado na adoção de políticas mais humanas e eficazes de prevenção; até os EUA estão dando sinais claros de que apenas reprimir não resolve.


dando entrevista no programa do serginho Grosmann


(*) Fernando Henrique Cardoso é sociólogo e foi Presidente do Brasil de 1994 a 2002.

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Alguém tem que ter atitude e...





encarar né...


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Nasce um astro celestial- Especial Gandhi
por Victor Rasta


Apresentação

Quando li pela primeira vez a biografia de Gandhi, cheguei praticamente a passar mal, como dizem, meu estado de nervos ficaram "chocados", meus sentidos se aguçaram e passei a observar líderes de massas e suas "excentricidades sociais" com olhos de coruja. 
E não foram poucas as conquistas e perdas do Mahatma (titúlo que ele iria receber do povo indiano acerca de seu espírito de empreendedor social e ativista da paz), rios de dinheiro passavam por suas mãos, e com as "menores" quantias doadas por ninguém menos que o rico ator Charlie Chaplin, intelectuais de altíssimo nível e notáveis de projeção internacional, a maioria influenciava ele e vice versa,era repassado para suas ações de amparo aos pobres, espaços de estudos espituais...durante sua passagem pela Terra ficou preso durante 6 anos (entre saídas e voltas ao cárcere); suas greves de fome e seus boicotes a produtos ingleses, na prisão aprendeu a criar tecidos, produzindo suas próprias vestes,elaborou sua auto-biografia, desenvolveu suas teses mais fantásticas e bebia leite duma cabra que nem sequer era dele. Como disse o físico Albert Instein:"gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este existiu e caminhou sobre a Terra." 




Mohandas Karamchand Gandhi nasceu no dia 2 de outubro de 1869, na cidade de Porbandar, na India ocidental, hoje estado de Gujarat. Seu pai era o primeiro ministro local, do mínusculo principado, e a mãe era uma devota vaisinava.

Como era costume em sua cultura nesta época, em maio de 1883 com a idade de 13 anos, a família de Gandhi realizou seu casamento arranjado infantil com Kasturba Gandhi, de 10 anos, através de um acordo entre as respectivas famílias.

Gandhi aos 7 anos, em 1876 


Formação Cultural e acadêmica na Inglaterra



Depois de um pouco de educação indistinta foi decidido que ele deveria ir para a Inglaterra para estudar Direito na University College. Ele ganhou a permissão da mãe, prometendo se abster de vinho, mulheres e carne, mas ele desafiou os regulamentos de sua casta, que proibiam a viagem para a Inglaterra. Cursou a faculdade de Direito em Londres.
Procurando um restaurante vegetariano, havia descoberto na filosofia de Henry Salt um argumento para o vegetarianismo e convenceu-se dessa prática. Ele organizou um clube vegetariano onde se encontravam teósofos e pessoas com interesses altruísticos.
Sua primeira leitura do Baghavad-Gita foi através de parábolas em língua britânica com tradução poética de Edwin Arnold: A Canção Celestial. Esta escritura hindu e o "Sermão da Montanha", do Evangelho, se tornaram, mais tarde, suas "bíblias" e guias de viagens espirituais. Ele memorizou o Gita em suas meditações diárias, e frequentemente recitou no original sânscrito, em suas orações.


A vida na África do Sul





Gandhi durante a juventude estudando direito na Inglaterra, por volta de 1889.

Quando Gandhi voltou à Índia, em 1891, sua mãe havia falecido, e ele, devido a timidez não obteve êxito a exercer sua profissão legal de advogado. Assim, aproveitou a oportunidade que surgiu de ir para África do Sul, durante um ano, representando uma firma hindu em KwaZulu-Nataem um processo judicial.


Sua estadia na África do Sul, notório local de discriminação racial, despertaram em Gandhi a consciência social. Como advogado, Gandhi fez o melhor para descobrir os fatos. Depois de resolver um caso difícil, ele passou a ter notoriedade por sua atuação. Ele mesmo relata: "eu tive um aprendizado que me levou a descobrir o lado melhor da natureza humana e entrar nos corações dos homens. Eu percebi que a verdadeira função de um advogado era unir rivais de festas a parte".

em seu escritório de advocacia na Africa do Sul


Gandhi com sua esposa Kasturba Gandhi em 1902

Acreditava que o dever do advogado era ajudar o tribunal a descobrir a verdade, não tentar incriminar o inocente. Ao término do ano, durante uma festa de despedida, de retorno à Índia, Gandhi tomou conhecimento que uma lei estava sendo proposta para privar os hindus do voto. Os amigos dele insistiram: "fique e conduza a briga para os direitos de nossos compatriotas na África do Sul." Gandhi fundou em KwaZulu-Natal o Congresso hindu em 1894, e seus esforços foram uma vigorosa advertência para a imprensa.



Gandhi com o "Indian Ambulance Corps"durante a "Segunda Guerra dos Boers" 1889-1900



Quando Gandhi retornou à África, após buscar a esposa e filhos na Índia em janeiro de 1897, os sul-africanos tentaram interromper suas atividades de maneiras sórdidas. Uma delas foi a tentativa de subornar e ameaçar o agropecuário Dada Abdulla Sheth; mas Dada Abdulla era cliente de Gandhi, e finalmente depois de um período de quarentena, Gandhi recebeu permissão para aterrissar. A turba de espera reconheceu Gandhi, e alguns brancos começaram a espancá-lo até que a esposa do Superintendente Policial veio ao salvamento dele. A turba ameaçou linchá-lo, mas Gandhi escapou usando um disfarce.

Separou-se em 1908, quando já tinha quatro filhos, para viver com Hermann Kallenbach, um arquiteto alemão de origem judaica que emigrara para a África do Sul e viria a tornar-se um de seus discípulos mais próximos. Viveram sob o mesmo teto por dois anos, separando-se quando Gandhi retornou à Índia em 1914. Mantiveram contato por correspondência e Gandhi prometeu não olhar mais para uma mulher com intenções impuras.Gandhi acabou permanecendo vinte anos na África do Sul defendendo
a minoria hindu, liderando a luta de seu povo pelos seus direitos. Ele experimentou o celibato. durante trinta anos de sua vida, e em 1906, levou o juramento de Brahmacharya para o resto da vida dele.

Depois ele se recusou processar os que o haviam espancado, permanecendo firme ao principio de ego-restrição com respeito a uma pessoa infratora; além de que, tinha sido os líderes da comunidade e do governo de Natal que haviam causado o problema. Não obstante o acontecido Gandhi sentia o dever de apoiar o povo britânico durante a Guerra dos Boers
, organizando e conduzindo um Corpo médico hindu para alimentar os feridos no campo de batalha. Quando trezentos hindus e oitocentos criados foram contratados, os brancos foram surpreendidos.



Satyagraha
, a força da verdade



Caricatura de Gandhi representando o potencial explosivo junto à opinião pública mundial de sua desobediência civil contra o registro imposto pelo governo sul-africano.



O primeiro uso de desobediência civil em massa ocorreu em setembro de 1906. O Governo de Transval quis registrar a população hindu inteira. Os hindus formaram uma lassa que se encontrou no Teatro Imperial de Joanesburgo; eles estavam furiosos com a ordem humilhante, e alguns ameaçaram exercer uma resposta violenta a ordem injusta.


Porém, eles decidiram em grupo a se recusarem a obedecer as providências de inscrição; havia unanimidade, apenas alguns se registraram. Ainda, Gandhi sugeriu aos indianos que levassem um penhor em nome de Deus; embora eles fossem hindus e muçulmanos, todos acreditavam em um e no mesmo Deus. Gandhi decidiu chamar esta técnica de recusar submeter a injustiça de Sathiagraha que quer dizer literalmente: "força da verdade" . Uma semana depois de  desobediência, as mulheres Asiáticas foram dispensadas do registro. Quando o governo de Transvaal finalmente pôs em pratica o "Ato de Inscrição Asiático" em 1907, Gandhi e vários outros hindus foram presos.




A pena dele foi de dois meses sem trabalho duro, dedicando-se durante esse período à leitura. Durante a vida, Gandhi passaria um total de mais de seis anos como prisioneiro. Enquanto lendo em prisão Gandhi travou contato, por carta, com Leon Tolstoi um de seus ídolos. O escritor russo com suas ideias libertárias influenciou o indiano e indicou a este a leitura de Henry David Thoreau. Gandhi descobriu então a Desobediência Civil. Também teve papel importante a obra do pensador anarquista Kropotkin. Logo ele começou a perceber cada vez mais as possibilidades infinitas do "amor universal".
O movimento de protesto para a conquista dos direitos indianos na África do Sul continuou crescendo; em um certo ponto foram presos 2.500 indianos dos 13.000 existentes na província, enquanto 6.000 tinham fugido de Transvaal.
Sendo civil aos oponentes durante a desobediência, Gandhi desenvolveu o uso de ahimsa que significa "sem dor" e normalmente é traduzido "não violência". Gandhi seguiu o Ódio de preceito "o pecado e não o pecador. Desde que nós vivemos espiritualmente, ferir ou atacar outra pessoa são atacar a si mesmo. Embora nós possamos atacar um sistema injusto, nós sempre temos que amar as pessoas envolvidas. Assim ahimsa é a base da procura para verdade".




Tolstoi Farm 1910




Finalmente através de negociação os assuntos estavam resolvidos. Todos os matrimônios independente da religião eram válidos; os impostos em atraso foram cancelados e inclusive os operários contratados; e foi
concedida mais liberdade aos indianos. Alguns missionários Cristãos doaram todo seu dinheiro para o movimento. Foram libertados Gandhi e outros líderes, e foi anunciada outra marcha. Porém, Gandhi recusou tirar proveito através de uma greve em uma estarda de ferro dos "brancos" (já que certa vez Mahatma Gandhi havia sido expulso de um compartimento de primeira classe de um trem, ao se recusar a "ceder" o seu lugar a um branco e se mover para a terceira classe), sendo que Gandhi cancelou a marcha, apesar de estar "quebrando" o penhor de Sujeira (1908). "Perdão é o ornamento do valente", Gandhi explicou. Em novembro de 1913 Gandhi conduziu uma marcha com mais de duas mil pessoas. Gandhi foi preso e solto após pagar fiança. Logo após o prenderam novamente e o libertaram, e novamente foi preso depois de quatro dias de liberdade. Foi então condenado ao trabalho forçado durante três meses, mas as greves continuaram, envolvendo aproximadamente 50.000 operarios e milhares de indianos foram escravizados na prisão.

Gandhi sendo confrontado por um policial ao liderar os mineradores hindus em greve de Newcastle ao Transval em protesto contra o "Ato da Imigração" em 1913.


Gandhi constatou o poder do método de Satyagraha e profetizou como poderia transformar a civilização moderna. "É uma força que, se ficasse universal, revolucionaria ideais sociais e anularia despotismo e o militarismo."
Enquanto isso a Índia ainda estava sofrendo debaixo de regra colonial britânica. Gandhi sugere que a Índia pode ganhar sua independência por meios não violentos e por via da ego-confiança. Ele rejeita a força bruta e sua opressão e declara que a força da alma ou amor e que se mantém a unidade das pessoas em paz e harmonia.

Retorno à Índia


Gandhi estava pronto para morar nas ruas sujas com os intocáveis se necessário, mas um benfeitor anônimo doou bastante dinheiro que duraria um ano. Passa então a ajudar os necessitados e as crianças carentes.De volta a Índia em 1915, Gandhi passou a exercer o papel de conscientizador da sociedade hindu e muçulmana na luta pacifica pela independência indiana, baseada no uso da não violência. O uso da não violência baseava-se no uso da desobediência civil.
Em 1917 Gandhi ajudou as pessoas que trabalhavam em tecelagens diante das explorações injusta dos proprietários sobre esses trabalhadores. Ele foi detido, mas logo perceberam que o Mahatma era o único que poderia controlar as multidões.



                                      Gandhi em 1918, quando liderou os Kheda Sathiagraha contra as taxações injustas.



Reformas foram ganhas novamente por meio da desobediência civil. Os trabalhadores têxteis de Ahmedabad também eram economicamente oprimidos. Gandhi sugeriu uma greve, e como os trabalhadores temiam as consequências dela, ele faz um jejum para encorajar que eles continuem a greve. Gandhi explicou que ele não jejuou para coagir o oponente, mas fortalecer ou reformar esses que o amaram. Ele não acreditou que jejuando resultaria em salários mais altos.





Gandhi jejuando, foto da década de 1920 a criança ao lado é Indira Gandhi filha de Nehru e futura Primeira Ministra da India.



O primeiro desafio de Gandhi contra o governo britânico na Índia estava em resposta contra os poderes arbitrários do "Rowlatt Act" em 1919. A Índia tinha cooperado com a Inglaterra durante a guerra, no entanto estavam sendo reduzidas as liberdades civis.
Guiado por um sonho ou experiência interna Gandhi decidiu pedir um dia de greve geral. Porém, a filosofia de Mahatma não foi bem entendida pelas massas e violências estouraram em vários lugares. O Mahatma se arrependeu declarando que tinha feito "um erro de cálculo", e ele cancelou a campanha.
Gandhi fundou e publicou dois semanários sem anúncios - a "Índia Jovem" em inglês e o "Navajivan" em Gujarati. Em 1920 Gandhi iniciou uma campanha de âmbito nacional de não cooperação com o governo britânico que para o camponês significou o não pagamento de impostos e nenhuma compra de bebida alcoólica, desde que o governo ganhou toda a renda de sua venda.
Gandhi realizou várias viagens ao longo de todo território hindu, com a função de conseguir a conscientização em massa de todas as pessoas, mostrando a necessidade da prática da desobediência civil e do uso da não violência. Durante finais dos anos 20, Gandhi escreve uma auto-biografia retratando suas experiências vividas. Ele é bastante sincero nesse livro, chegando ao ponto de se humilhar pelos erros cometidos, mostrando o esforço de os superar.

Em suas falas ele exibe através dos dedos da mão seu programa de cinco pontos:


  • nenhum uso de álcool ou droga
  • unidade hindu-muçulmano
  • amizade
  • igualdade para as mulheres
  • igualdade
Esses cinco pontos, os cinco dedos representando o sistema, estavam conectados ao pulso, simbolizando a não-violência.

Gandhi com Nehru em 1929, época em que este assumiu a presidência do congresso.

Finalmente em 1928 ele anunciou uma campanha de Satyagraha em Bardoli contra o aumento de 22% em impostos britânicos. As pessoas se recusaram a pagar os impostos, sendo repreendidas pelo governo britânico. No entanto os indianos continuavam não violentos. Finalmente, após vários meses, os britânicos cancelaram os aumentos, libertaram os prisioneiros, e devolveram as terras e propriedades confiscadas; e os camponeses voltaram a pagar seus tributos.


Ainda nesse ano, o congresso indiano quis a autonomia da Índia e considerou guerra aos ingleses para conseguir esse fim. Gandhi recusou a apoiar uma atitude como esta, porém declarou que se a Índia não se tornasse um Estado independente ao final de 1929, então ele exigiria sua independência.



A "Marcha do Sal"


Por conseguinte em 1930, Mahatma Gandhi informou ao vice-rei, de que a desobediência civil em massa iniciaria no dia 11 de março. "Minha ambição é nada menos que converter as pessoas britânicas à não-violência e assim lhe faz ver o mal que fizeram para a Índia. Eu não busco danificar as pessoas.". Gandhi decidiu desobedecer as "Leis do Sal" que proibiram os hindus de fazer seu próprio sal; este monopólio britânico golpeou especialmente aos pobres.
Começando com setenta e oito participantes, Gandhi iniciou uma marcha de 124 milhas para o mar que duraria mais de vinte e quatro dias. Milhares tinham se juntado no começo, e vários milhares uniram-se durante a marcha. Primeiro Gandhi e, então outros juntaram um pouco de água salgada na beira-mar em panelas, deixando ao sol para secar. Em Bombaim o Congresso teve panelas no telhado; 60.000 pessoas juntaram-se ao movimento, e foram presas centenas delas. Em Karachi onde 50.000 assistiram o sal sendo feito, a multidão era tão espessa que impedia a polícia de efetuar alguma apreensão. As prisões estavam lotadas com pelo menos 60,000 ofensores. Incrivelmente lá "não havia praticamente nenhuma violência por parte da população; as pessoas não queriam que Gandhi cancelasse o movimento."



a marcha do Sal em 1930





Tagore declarou que a Europa tinha perdido a moral e o prestígio na Ásia. Logo, mais de 100.000 hindus estavam na prisão, incluindo quase todos líderes.

Gandhi foi preso antes de que pudesse invadir os "Trabalhos Dharasana Sal", mas o amigo dele Sr. Sarojini Naidu conduziu 2.500 voluntários e os advertiu a não resistir às interferências da polícia. De acordo com uma testemunha ocular, o repórter Miller de Webb, eles continuaram marchando até serem detidos abaixo do aco-shod lathis, por quatrocentos policiais, mas eles não tentaram lutar.



Rabrindhanah Tagore e Gandhi em 1940.




Gandhi foi chamado a uma reunião com o Vice-rei Irwin em 1931, e eles firmaram um acordo em março. A Desobediência civil foi cancelada; foram libertados os prisioneiros; a fabricação de sal foi permitida na costa; e os líderes do Congresso assistiriam à próxima Conferência de Mesa Redonda em Londres. Para participar desta conferência, Gandhi viajou novamente a Londres, onde conheceu Charlie Chaplin, George Bernard Shaw, e Maria Montessori, entre outros muitíssimos influentes. Em transmissão de rádio para os Estados Unidos, ele falou que a força não violenta é um modo mais consistente, humano e digno. Discutindo relações com os britânicos, ele disse que ele não quis somente a independência, mas também a interdependência voluntária baseada no amor.


Charlei Chaplin com Gandhi



Mesmo com a Segunda Guerra mudial se aproximando, Gandhi havia confirmado seus princípios pacifistas. Ele mostrou como a Abissínia (Etiópia) poderia ter usado a não violência contra Mussolini, e ele recomendou isto para os Tchecos e para os Chineses "Se é valente, como é, para morrer a um homem que luta contra preconceitos, é ainda bravo para recusar brigar e ainda recusar se render ao usurpador"


Enquanto, preso em 1932, Gandhi entrou em um jejum em nome dos Harijans porque a eles tinha sido determinado um eleitorado separado. Poderia ser um jejum até morte, a menos que ele pudesse despertar a consciência hindu. O assunto estava resolvido, e até mesmo templos hindus intocáveis eram abertos pela primeira vez. No próximo ano, Gandhi fez um jejum de vinte e um dias para purificação, e os funcionários britânicos amedrontados de que ele pudesse morrer, colocaram-no na prisão Gandhi anunciou que não se ocuparia da desobediencia civil  até que sua oração fosse completada.

retrato de Gandhi em 1931




Gandhi oferecendo 15 minutos de massagem diária a um  leproso no "Sevagram Ashram" em  1940


Já em 1938 ele exortou os judeus para defender os direitos deles e se necessário morrer como mártires. "Um manhunt degradante pode ser transformado em um posto tranquilo e determinado, oferecendo aos homens e mulheres desarmados, a força dada a eles por jeovah" Mahatma recomenda o uso de Métodos não violentos aos britânicos para combater Hitler já que não podia dar seu apoio a qualquer tipo de gueera ou matança.
O Congresso prometeu a Gandhi que ele ficaria fora da prisão, mas outros 23.223 indianos foram presos, inclusive Vinoba Bhave, Jawahar Nehru, e Patel. Em 1942 Gandhi sugeriu modos para resistir não violentamente aos japoneses. Ele propôs uma atração às pessoas japonesas, a causa da "federação mundial da fraternidade sem a qual não poderia haver nenhuma esperança para a humanidade.
Porém, Gandhi continuou exercendo uma revolução não violenta para a Índia, e em 1942 ele e outros líderes foram presos. Ele decidiu jejuar novamente, sendo que apenas ele sobreviveu. Quando a guerra terminou, ele afirmou da necessidade de "uma paz real baseada na liberdade e igualdade de todas as raças e nações". Nos últimos anos de sua vida, ele havia dito, "Violência é criada por desigualdade, a não violência pela igualdade".



Gandhi orando em um encontro em 1946





Ele foi a uma perigrinação para Noakhali para ajudar aos pobres. Independência para a Índia era agora iminente, mas Jinnah o Líder muçulmano estava exigindo a criação de um estado separado: o Paquistão. Gandhi prega para unidade e tolerância até mesmo lendo às reuniões um Alcorão de orações.


Os hindus o atacaram porque pensaram que ele era a favor dos muçulmanos, e os muçulmanos exigindo dele a criação do Paquistão. Gandhi foi para Calcutá para acalmar a discussão e a violência entre hindus e muçulmanos.
Mais uma vez ele jejuou até que os líderes da comunidade assinaram um acordo para manter a paz. Antes de que eles assinassem, ele os advertiu de que se rebelassem ele jejuaria até a morte.
Gandhi também, em janeiro de 1948 fez muito para acalmar os conflitos entre hindus e muçulmanos, permitindo a divisão da Índia em dois países.




O movimento pela independência indiana


Tornora-se amigo íntimo de todos. Gandhi torna-se o rosto mais fotografado do século XX.




Caricatura de Gandhi sendo preso por Lord Willingdon, do início da década de 1930. O desenho representa a compreensão de que colocá-lo tantas vezes na prisão terminou por ser uma forma de multiplicar seus ensinamentos.

Por esses motivos sua prisão foi decretada diversas vezes pelas autoridades britânicas, prisões às quais sempre se seguiram protestos pela sua libertação (por exemplo, em 18 de amrço de 1922, quando foi sentenciado a seis anos de prisão por desobediência civil, mas cumpriu apenas dois anos).
Outra estratégia eficiente de Gandhi pela independência foi a política do swadeshi - o boicote a todos os produtos importados especialmente os produzidos na Inglaterra. Aliada a esta estratégia estava sua proposta de que todos os indianos deveriam vestir o Kadhi - vestimentas caseiras - ao invés de comprar os produtos têxteis britânicos.

Sua posição pró-independência endureceu após o Massacre de Amritsar em 1920 quando soldados britânicos abriram fogo matando centenas de indianos que protestavam pacificamente contra medidas autoritárias do governo britânico e contra a prisão de líderes nacionalistas indianos.



Gandhi criando tecido para suas próprias vestes e tecidos.





Gandhi declarava que toda mulher indiana, rica ou pobre, deveria gastar parte do seu dia fabricando o khadi em apoio ao movimento de independência. Esta era uma estratégia para incluir as mulheres no movimento, em um período em que pensava-se que tais atividades não eram apropriadas às mulheres.




Segunda Guerra Mundial


Gandhi e seus partidários deixaram claro que não apoiariam a causa britânica na guerra a não ser que fosse garantida à Índia independência imediata.Gandhi passou cada vez mais a pregar a independência durante a II Guerra Mundial através de uma campanha clamando pela saída dos britânicos da Índia (Quit Índia, literalmente Saiam da Índia), que em pouco tempo se tornou o maior movimento pela independência indiana, ocasionando prisões em massa e violência em uma escala inédita.
Mahadev Desai lendo para Gandhi uma carta do vice-Rei em Birla House, Munbaim em 1928


Durante este tempo, ele até mesmo cogitou um fim do seu apelo à não-violência, de outra forma um princípio intocável, alegando que a "anarquia ordenada" ao redor dele era "pior do que a anarquia real". Foi então preso em Bombaim pelas forças britânicas em 9 de Agosto de 1942 e mantido em cárcere por dois anos.
Foi durante suas prisões que ele concluiu sua auto-biografia, escreveu suas mais famosas teses, criou sua celebres frases, fazia suas vestes e concluía sua ações pacifistas com prestigiado sucesso. A mídia e o povo o transformava aos poucos num mito e lenda de carne e osso.




No dia da transferência de poder, Gandhi não celebrou a independência com o restante da Índia, mas ao contrário, lamentou sozinho a partilha do país em Calcutá.

Gandhi havia iniciado um jejum no dia 13 de Janeiro de 1948 em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses. No dia 20 daquele mês, ele sofreu um atentado: uma bomba foi lançada em sua direção, mas ninguém ficou ferido.
Entretanto, no dia 30 de Janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déhli, por Nathuram Godse um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi depois julgado, condenado e enforcado, a despeito do último pedido de Gandhi que foi justamente a não-punição de seu assassino.
O corpo do Mahatma foi cremado e suas cinzas foram jogadas no rio ganges
É significativo sobre a longa busca de Gandhi por seu deus o fato de suas últimas palavras serem um mantra popular na concepção hindu de um deus conhecido como Rama: "Hai Ram!" Este mantra é visto como um sinal de inspiração tanto para o espírito quanto para o idealismo político, relacionado a uma possibilidade de paz na unificação.

Cronologia


Caricatura de Mahatma Gandhi (projeto por Jozef Goslawiski 1932)
  • 1869 - 2 de outubro Gandhi nasce em Porbandar
  • 1885 - Fundação do Congresso Nacional Indiano
  • 1888 - Gandhi vai para Londres para estudar Direito
  • 1893 - abril: Gandhi chega à África do Sul
  • 1894 - maio: Gandhi funda o Congresso Indiano de Natal
  • 1889 - A Guerra dos Boeres na África do Sul.
  • 1907 - julho: Ato de Registro dos Asiáticos do Transvaal torna-se lei e Gandhi lança a campanha de Satyagraha
  • 1903 - 16 de Agosto Gandhi lidera um comício e Joannesburgo e encoraja a queima dos certificados de registro.
  • 1914 - Gandhi e Smuts negociam o Ato de Reforma da Questão Indiana.
  • 1915 - 9 de Janeiro Gandhi retorna à Índia.
  • 1919 Gandhi inicia o hartal nacional.
  • 13 de Abril O massacre de Amritsar
  • 1920 - Gandhi reconhece o Partido do Congresso e começa a campanha da Satyagraha.
  • 1924 - Gandhi conduz um jejum pela união hindu-muçulmana.
  • 1930 - A Marcha do Sal e a campanha de Satyagraha.
  • 1931 4 de Março Irwin e Gandhi assinam o Pacto de Dehli
  • Setembro: A Conferência da Mesa-Redonda em Londres
  • 1942 - Movimento "Deixem a Índia!".
  • 1947 - 22 d Março Lorde Mountbatten, o último vice-rei, chega à Índia.
  • 15 de Agosto A Índia torna-se independente e Nehru é nomeado primeiro-ministro.
  • 1948 - 30 de janeiro Gandhi é assassinado por Nathuram Godse
  • 1966 - Indira Gandhi torna-se primeira-ministra.


Princípios


Estritamente vegetariano, escreveu livros sobre o vegetarianismo enquanto estudava direito em Londres (onde encontrou um entusiasta do vegetarianismo,Henry Salt nos encontros da chamada Sociedade Vegetariana). Ser vegetariano fazia parte das tradições hindus e jainistas. A maioria dos hindus no estado de Gurajat eram-no, efetivamente. Gandhi experimentou diversos tipos de alimentação e concluiu que uma dieta deve ser suficiente apenas para satisfazer as necessidades do corpo humano. Jejuava muito, e usava o jejum frequentemente como estratégia política.






      Mahatma Gandhi, continuou a transmitir seus ensinamentos de manifestação não-violenta até seus últimos anos de vida.



A filosofia de Gandhi e suas ideias sobre o satya e o ahimsa foram influenciadas pelo Baghavad Gita e por crenças hindus e da religião jainista. O conceito de 'não-violência' (ahimsa) permaneceu por muito tempo no pensamento religioso da Índia e pode ser encontrado em diversas passagens do textos hindus,budistas e jainistas. Gandhi explica sua filosofia como um modo de vida em sua autobiografia A História de meus Experimentos com a Verdade (As Minhas Experiências com a Verdade, em Portugal) - (The Story of my Experiments with Truth).
Gandhi renunciou ao sexo quando tinha 36 anos de idade e ainda era casado,e tinha 4 filhos, uma decisão que foi profundamente influenciada pela crença hindu dobrahmacharya, ou pureza espiritual e prática, largamente associada ao celibato. Também passava um dia da semana em silêncio. Abster-se de falar, segundo acreditava, lhe trazia paz interior. A mudez tinha origens nas crenças do mouna e do shanti. Nesses dias ele se comunicava com os outros apenas escrevendo.


O título de Mahatama atribuído a Gandhi representa um reconhecimento de seu papel como líder espiritual.
Depois de retornar à Índia de sua bem-sucedida carreira de advogado na África do Sul, ele deixou de usar as roupas que representavam riqueza e sucesso. Passou a usar um tipo de roupa que costumava ser usada pelos mais pobres entre os indianos. Promovia o uso de roupas feitas em casas (khadi).



O título de Mahatama atribuído a Gandhi representa um reconhecimento de seu papel como líder espiritual.





Gandhi e seus seguidores fabricavam artesanalmente os tecidos da própria roupa e usavam esses tecidos em suas vestes; também incentivava os outros a fazer isso, o que representava uma ameaça ao negócio britânico - apesar dos indianos estarem desempregados, em grande parte pela decadência da indústria têxtil, eles eram forçados a comprar roupas feitas em indústrias inglesas. Se os indianos fizessem suas próprias roupas, isso arruinaria a indústria têxtil britânica, ao invés de fortalecê-la.

Bandeira da Índia (1921).
O tear manual, símbolo desse ato de afirmação, viria a ser incorporado à bandeira do Congresso Nacional Indiano e à própria bandeira Indiana.
Também era contra o sistema convencional de eduacação em escolas, preferindo acreditar que as crianças aprenderiam mais com seus pais e com a sociedade. Na África do Sul, Gandhi e outros homens mais velhos formaram um grupo de professores que lecionava diretamente e livremente às crianças.
Dentro do ideal de paz e não-violência que ele defendia, uma de suas frases foi: "Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!









" Felicidade é quando o que você pensa e o que você diz e o que você faz, está em harmonia " — Mahatma Gandhi




Representações artísticas


O título de Mahatama atribuído a Gandhi representa um reconhecimento de seu papel como líder espiritual.




Outro filme que trata da vida de Gandhi, particularmente de sua passagem pela África do Sul, é The Making of the Mahatma dirigido por Shyam BenegalA representação mais famosa da vida de Gandhi é o filme Gandhi, de 1982 dirigido por Richard Attenborough e com Ben Kingley como protagonista. Uma encarnação cinematografica. O filme ganhou vários Oscar.

No Brasil o ator João Signorelli interpreta o papel do Mahatma na peça teatral "Gandhi um líder servidor", monólogo de autoria de Miguel Filiage concebido em 2003. Uma das citações de Gandhi selecionada para a peça foi: "Nós devemos ser a revolução que queremos ver no mundo."

Em Dehli foi criado o "Museu Gandhi" (National Gandhi Museum), com a finalidade de manter viva a sua memória.








Indicações para o Prêmio Nobel da Paz


Gandhi and child.jpg



Gandhi nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comitê organizador do Nobel.
Quando o Dalai Lama Tenzin Gyatso recebeu o prêmio em 1989, o presidente do comitê disse que o prêmio era"em parte um tributo à memória de Mahatma Gandhi".
Ao longo de sua vida, as atividades de Gandhi atraíram todo tipo de comentário e opinião.



Sobre Gandhi, Alber Einstein disse que as gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra.









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Os gorilas sao animais doceis, que aceitam pacificamente a presenca de seres humanos entre eles, muitas vezes quando nas imagens eles aparecem mostrando os dentes, estao na verdade, apenas bocejando. Os gorilas fazem parte de uma lista de mais de 10.000 animais Andy House, autor do livro Gorillas _ Living on the Edge (Gorilas - Vivendo no limite), lancado no ano passado e ainda inedito no Brasil diz " para preservar os gorilas e preciso que eles valham mais vivos do que mortos."
O parque nacional Virunga e o principal refugio dos gorilas das montanhas, que formam o grupo mais reduzidos desses primatas.  Em 2003, um censo revelou que resta 380 deles no parque, alem de outros 300 na Floresta de Bwindi em Uganda. A boa noticia e que desde entao a populacao de gorilas das montanhas no Parque Virunga saltou para 480 individuos. As contas sao da Wildlife Conservation Society....breve mais informacoes ta pessoal!



Entenda o que é a conferência do clima na África do Sul

Veja as principais questões para entender a conferência:

1. Que é o COP-17?
É a 17ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas. Realizada em Durban de 28 de novembro a 9 de dezembro, é o fórum multilateral mais amplo (com 195 países) para discutir e adotar medidas contra o aquecimento global.

2. Quais foram os resultados da COP-16 (cúpula anterior), realizada em 2010 em Cancún, no México?
A cúpula de Cancún devolveu a esperança de se obter um acordo internacional para a luta contra a mudança climática depois do fracasso da edição de Copenhague (COP-15).
Apesar de não ter apresentado solução à questão mais complexa --a renovação de um segundo período de compromisso do Protocolo de Kyoto--, a reunião mexicana conseguiu despertar a vontade dos países emergentes de se comprometer com a redução das emissões, uma das principais exigências das economias ocidentais.
Além disso, foi criado o Fundo Verde para o Clima, que disponibilizará aos países em desenvolvimento US$ 100 bilhões anuais a partir de 2020 voltados para energias mais "limpas" e ao combate das alterações climáticas.
Cancún designou um Comitê Transitório para traçar os mecanismos do fundo, que canalizará as contribuições dos países ricos aos em desenvolvimento, cujo objetivo é criar um novo marco econômico em que todos concorram em igualdade de condições.

3. Quais são os grandes debates em Durban?
A renovação do Protocolo de Kyoto
O Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 e que entrou em vigor em 2005, estabeleceu compromissos legalmente vinculativos de redução de emissões de gases do efeito estufa para 37 países desenvolvidos e a União Europeia. O acordo não foi ratificado pelos Estados Unidos e não obriga que China, Índia e Brasil o cumpram por serem economias emergentes.
O protocolo expira em 2012 e os negociadores estudam um segundo período de compromisso que sirva de transição para um novo acordo internacional juridicamente vinculativo.
Os países em desenvolvimento consideram imprescindível que as economias ocidentais ratifiquem esse segundo período de compromisso do Protocolo, enquanto Rússia, Japão e Canadá anunciaram que não renovarão o tratado enquanto seus concorrentes comerciais, China, Índia e Estados Unidos não assumirem compromissos similares.

A capitalização do Fundo Verde para o Clima
O Comitê de Transição, estabelecido por mandato da cúpula de Cancún e formado por especialistas de diferentes âmbitos, trabalhou durante este ano no desenvolvimento dos mecanismos do Fundo Verde.
As desavenças sobre as fontes de financiamento, a forma de acesso aos fundos, a participação da iniciativa privada e as ações que poderiam se beneficiar desses recursos acabaram impedindo um acordo a mais de um mês antes da reunião de Durban, com a recusa dos EUA e da Arábia Saudita em assinar o texto.
Os negociadores devem resolver suas diferenças para conseguir liberar as contribuições econômicas necessárias e estimular as economias em desenvolvimento a adotar compromissos.
A redução de emissões para limitar o aquecimento global a 2 graus centígrados
Os cientistas situam o limite máximo de aquecimento global em 2 graus centígrados sobre a temperatura anterior à era industrial como ponto ideal para que não haja consequências climáticas fatais. Para chegar a esse objetivo, os países devem analisar como reduzir ainda mais a emissão de gases causadores do aquecimento global.

4. E após Durban?
Os países voltarão a se reunir no Catar (COP-18) ao final de 2012. No entanto, caso não se acerte em Durban um segundo período de compromisso do Protocolo de Kyoto, ele expirará em 2012, invalidando o único acordo de vínculo legal para a redução de emissões de gases de efeito estufa.


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Três mulheres dividem o Prêmio Nobel da Paz de 2011

Trio lutou pela paz e pelos direitos das mulheres na Libéria e no Iêmen

Três mulheres- a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, a militante Leymah Gbowee, também liberiana, e a jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman- foram laureadas com o Prêmio Nobel da Paz de 2011.
O anúncio das vencedoras foi feito nesta sexta-feira (7) em Oslo, capital da Noruega, pelo comitê que outorga o prêmio desde 1901.
As vencedoras vão dividir um prêmio equivalente a US$ 1,5 milhão (cerca de R$  2,7 milhões).
Thorbjoern Jagland, presidente do comitê do Nobel, argumentou que as laureadas foram "recompensadas por sua luta não violenta pela segurança das mulheres e pelos seus direitos a participar dos processos de paz".
"A esperança do comitê é de que o prêmio ajude a colocar um fim na opressão às mulheres que ainda ocorre em muitos países e a reconhecer o grande potencial para democracia e paz que as mulheres podem representar", disse o presidente do comitê.
"Não podemos alcançar a democracia e a paz duradoura no mundo se as mulheres não obtêm as mesmas oportunidades que os homens para influir nos acontecimentos em todos os níveis da sociedade", disse Jagland.
mapa libéria (Foto: Arte G1)
Primeira presidente mulher
Ellen Johnson Sirleaf, de 72 anos, foi a primeira mulher a ser livremente eleita presidente de um país africano, em 2005.
Economista e mãe de quatro filhos,  a "Dama de Ferro" tenta a reeleição em pleito marcado para esta terça-feira (11).
"Desde sua posse em 2006, contribuiu para garantir a paz na Libéria, para promover o desenvolvimento econômico e social e reforçar o lugar das mulheres", disse Jaglan, ao justificar a premiação.

Ellen afirmou nesta sexta que ela e Leymah Gbowee aceitam o prêmio em nome do povo liberiano.


 

A presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, dá entrevista nesta sexta-feira (7) na capital, Monróvia (Foto: AFP)
A presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, dá entrevista nesta sexta-feira (7) na capital, Monróvia (Foto: AFP)
'Greve de sexo'
Sua compatriota Leymah Gbowee teve um papel importante como ativista durante a segunda guerra civil liberiana, em 2003.
Ela mobilizou as mulheres no país pelo fim da guerra, organizando inclusive uma "greve de sexo" em 2002.
Também organizou as mulheres acima de suas divisões étnicas e tribais no país, ajudando a garantir direitos políticos para elas.
Em Nova York, ela disse nesta sexta-feira estar surpresa com o prêmio e incentivou as mulheres a agirem para resolver seus problemas.


Leymah Gbowee nesta sexta-feira (7) em Nova York (Foto: AP)
Leymah Gbowee nesta sexta-feira (7) em Nova York (Foto: AP)
mapa iêmen (Foto: Arte G1)


Primavera Árabe

E Tawakkul Karman, ativista iemenita pró-direitos das mulheres, tem importante participação na chamada Primavera Árabe, movimento pró-abertura democrática que vem sacudindo politicamente vários países do mundo árabe desde o início do ano.
Em entrevista à TV Al Jazeera, ela disse que o prêmio é "uma vitória para todos os ativistas iemenitas", mas que a luta pelos direitos continua no país.
"Nas mais difíceis circunstâncias, tanto antes como depois da Primavera Árabe, Tawakkul Karman teve um papel importante na luta pelos direitos das mulheres, pela democracia e pela paz no Iêmen", segundo o comitê.

Tawakul Karman sorri nesta sexta-feira (7) em Sanaa (Foto: Reuters)
Tawakul Karman sorri felississima nesta sexta-feira (7) em Sanaa (Foto: Reuters)
O Nobel é escolhido por um comitê norueguês de cinco membros, apontados pelo Parlamento da Noruega.
Geralmente, a tendência é optar pela diversidade dos ganhadores.

No ano passado, o ativista chinês pró-democracia Liu Xiaobo foi o ganhador.

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A pouco tempo atrás Dalai Lama esteve dando palestra para mais de 300 empresarios e executivos em São Paulo; com veêmencia e mostrando-se muito cansado com o estresse urbano, teve que sair do carro, escoltado por batedores porque o transito não fluia e pegou um helicóptero para mesmo assim chegar mais de 1 hora atrasado. no auge de sua paciência de monge atestou: "aqui tem muito carro para se falar em equilíbrio ecológico, e as pessoas consomem bastante para discutirmos meios de sustentabilidade. Todos aqui devem ser re.educados."

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LIVRO

Conheci a obra de Jon Krakauer através de um artigo publicado em 1996 para a revista Esquire onde ele contava de sua tragica expedição ao topo da maior montanha da Terra o Monte Everest; na época eu vinha de uma série de free climber nas gigantescas montanhas da praia de Itacoatiara em Niterói (RJ), e fiquei impressionado com a frieza dos detalhes do acontecimento nesta matéria, no artigo Jon Krakauer reconstitui a sequencia de erros que culminou com a morte de oito pessoas; incluindo o guia do grupo, uma alta executiva da Federal Express entre outros não menos poderosos empresários. A matéria transformou-se rapidamente no livro No Ar Rarefeito. Um de meus preferidos. Seu talento para escrever roteiros e livros chegaram Na Natureza Selvagem cujo clipe ao vivo da musica tema Society aparece aqui no playlist video do blog com Eddy Vedder vocal e letrista do Pearl Jam e Johnni Deep na viola;
Sobre Homens e Montanhas, Pela Bandeira do Paraíso...
No atual Onde os Homens Conquistam a Glória; ele descreve com veemencia a trajetória do jogador de futebol americano Patt Tilmann que com o atentado em 11 de Setembro de 2001 em N.Y. abraçou a "guerra ao terror" para lutar no Afeganistão e Iraque. Adotado a revelia como símbolo de patriotismo pelo Governo Bush.

Quando os Homens Encontram a Glória

 Pat Tilmann tinha 27 anos, após toda uma exposição de sua imagem na mídia, como simpático a causa, partiu para o desconhecido em sua vida. Foi morto por fogo amigo em uma desastrada operação no Afeganistão. Preocupado com o efeito que o fato iria causar na opinião pública e os problemas que
 poderiam causar a imagem do Presidente, o Comando das Forças Armadas  dos EUA propagou a versão de que o Soldado  havia sido morto pelo inimigo em um ato de bravura.


Pat Tilmann


É aqui que o talento de Krakauer surge, obsecado pela verocidade das informações, ele não só desmonta a farsa arquitetada como também acha a agulha no palheiro da geopolítica do conflito e busca entender as convicções que levaram um atleta bem sucedido a lutar por seu país em lugares de costumes e religião completamente obscuros para o jovem novo soldado. Pior, em uma guerra que as poucos ele percebe não ser bem aquela para qual se alistou. Foi morto pelos próprios amigos. Sem querer, mais foi.

                                    Pat Tilmann no auge de sua carreira como atleta e já alistado




RUNNERS V.I.P. IN THE GUETO


O COMPLEXO DO ALEMÃO, QUE COMPORTA 13 FAVELAS, TEVE UM FIM DE SEMANA DE ZONA NOBRE CARIOCA. IMAGINEM A CENA, NUMA BARRACA, COMO SÃO CHAMADOS OS BARES NOS MORROS DO RIO, O ENGENHEIRO CLAUDIO BUARQUE DIZ "JAMAIS IMAGINEI CORRER AQUI, BEBER CERVEJA ENTÃO NUNCA TINHA PASSADO PELA MINHA CABEÇA." O EXECUTIVO IRLANDES DENNI O´SHEA 43, ERA OUTRO DE FORA. "A IMAGEM QUE SEMPRE TIVE DAS FAVELAS ERA DE VIOLENCIA.É FANTASTICO ESTAR AQUI.' DISSE O´SHEA QUE ESTA NO RIO A TRABALHO. A CORRIDA TEVE MAIS DE 1200 PARTICIPANTES E ACONTECEU NO MESMO LUGAR DAS IMAGENS QUE RODARAM O MUNDO EM MANCHETES NOS JORNAIS, SITES E TVs, SÓ QUE DESTA VEZ, TODOS CALÇAVAM TENNIS E ESTAMPAVAM ORA SORRISOS, ORA ROSTOS CANSADOS PELO ESFORÇO ATLETICO, ENTRE OS CORREDORES, ATORES GLOBAIS, POLÍTICOS, E CLARO, O PRÓPRIO SECRETARIO DE SEGURANÇA DO GOVERNO, 800 PARTICIPANTES DA CORRIDA ERAM DE FORA DO COMPLEXO E PAGARAM A INSCRIÇÃO DE 60 REAiS, HAVIAM TAMBÉM 400 MORADORES DE FAVELAS PRÓXIMAS. 
É UMA TRANSFORMAÇÃO. ESPERO QUE O LEGADO DE ÉTICA E ESPORTE PERMANEÇA, DISSE JOSÉ JÚNIOR DA ONG AFRO REGGAE. ALÉM DA CORRIDA TEVE OUTRO EVENTO ATIPICO, O FAVELA FESTIVAL, ENCERRADO NO ULTIMO SABADO COM SHOW DE CAETANO VELOSO. HOUVE PREMIOS DE 6.000 REAIS PARA PAGANTES E MORADORES DO COMPLEXO. O GARI JOSÉ CARLOS BARRETO SILVA DE 35 ANOS,GANHOU UM DELES E DISSE QUE IRIA AJUDAR UM FAMILIAR A CONSTRUIR SUA NOVA CASA. É ISSO AÍ PESSOAL, QUEM TE VIU (ALEMÃO) QUEM TE VE! UM MILAGRE!  
Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.

Estava ouvindo a canção “war” que o mestre Bob Marley fez baseado no discurso oficial do Imperador Haillé Selassie (Ras Taffari Makonen) entre 1930 e 1940 na sede das Nações Unidas [O.N.U.] em N.Y.  quando já no início Vossa Majestade Imperial diz:

 Enquanto a filosofia que declara uma raça superior e outra inferior não for finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada; enquanto não deixarem de existir cidadãos de primeira e segunda categoria de qualquer nação; enquanto a cor da pele de uma pessoa não for mais importante que a cor dos seus olhos; enquanto não forem garantidos a todos por igual os direitos humanos básicos, sem olhar a raças, até esse dia, os sonhos de paz duradoura, cidadania mundial e governo de uma moral internacional irão continuar a ser uma ilusão fugaz, a ser perseguida mas nunca alcançada. Hoje sem que percebemos ou ignoramos há desde pequenos conflitos à grandes guerras  no Leste, no Oeste, no Norte e no Sul. Enquanto não nos envolvermos com um ação de moralidade e amor  internacional o sonho de uma última paz planetária será em vão...e haverão guerras em todas as partes! Porque não paramos para pensar em dar um fim a esse ódio mutuo entre irmãos da Terra? Continuaremos herdando cidades totalmente destruídas? Seremos vencedores de lágrimas, teremos como herança filhos da dor, filhos doentes, filhos da morte, pais sem filhos, filhos sem pais...
E igualmente, enquanto os regimes infelizes e ignóbeis que suprimem os nossos irmãos, em condições subumanas, em Angola, Afeganistão, Moçambique e na África do Sul não forem superados e destruídos, enquanto o fanatismo, os preconceitos, a malícia e os interesses desumanos não forem substituídos pela compreensão, tolerância e boa-vontade, haverão guerras em todas as partes! Porque não paramos para pensar em dar um fim a esse ódio mutuo entre irmãos da Terra? Digo não a guerra porque não precisamos nem podemos ter mais problemas. E onde está o doce amor que tanto precisamos? Não precisamos de mais problemas.sabemos que iremos vencer, pois somos confiantes na vitória do bem sobre o mal."


Ras Tafari Makonem


ONU, Outubro de 1963.
 
"Devemos olhar, primeiro, para Deus Todo Poderoso, que levantou o homem acima dos animais e lhe deu inteligência e razão. Nele devemos colocar nossa fé, pois Ele não nos deixará e não permitirá a destruição da humanidade, que Ele criou à sua imagem. Devemos olhar para nós mesmos, para o fundo das nossas almas. Devemos nos transformar em algo que nunca fomos antes. Nossa educação, experiência e ambiente nos prepararam mal. Devemos nos tornar maiores do que temos sido, mais corajosos, mais altos de espírito, com uma visão de maior alcance. Devemos nos tornar como uma nova raça, ultrapassando pequenos preconceitos, prestando nossa lealdade não às nações mas, sobretudo, aos nossos irmãos e à comunidade humana."
Ras Tafari Makonem

A Italia de Mussolini decretou guerra á Etiópia e no auge de sua ira sobre o povo etíope, que naquele período passava por uma ótima fase sobre o governo de Ras Taffari exigiu que sua força aérea jogasse uma bomba de eliminação em massa. Curiosamente a bomba lançada não explodiu. Naquele dia o poder do amor e a paz reinaram absoluto. 

O lado péssimo do luxo

Os diamantes de regiões de conflito são introduzidos por contrabando no fluxo do comércio legítimo de pedras. As Nações Unidas (ONU), o Conflict-free diamonds conciul e outros grupos estão trabalhando para promover melhor regulamentação, de forma a evitar que os diamantes de regiões em conflito cheguem ao mercado. Esses grupos instituíram o Processo de Kimberley, que monitora e certifica a procedência dos diamantes em cada estágio do seu processo de produção. Devido ao Processo de Kimberley, a ONU estima que 99,8% dos diamantes disponíveis hoje no mercado não provenham de zonas de conflito {fonte: National Geographic]. Antes de adquirir um diamante, você pode solicitar a apresentação do certificado que prova que ele não provém de uma região de conflito - no futuro, a ONU vai exigir também que eles contenham gravações a laser e assinaturas ópticas, e que sejam integralmente produzidos em um só país.

Os diamantes de zonas de conflito não são a única controvérsia que macula a imagem do comércio da pedra: questões de direitos humanos e dos animais também são freqüentes na Índia bem como em certos países da África. Nos países africanos, as mineradoras usam crianças para garimpar espaços subterrâneos apertados nos quais adultos não cabem, ainda que o trabalho infantil seja ilegal. As cidades mineiras desses países africanos também sofrem incidência ampliada de homicídio e HIV, como resultado de invasões e do comércio sexual. Na Índia, que responde pela lapidação de 92% dos menores diamantes mundiais, crianças cuidam das menores pedras, porque têm vista melhor e dedos menores, mais apropriados para dar forma às minúsculas facetas [fonte: MSN]. Desgaste severo da visão, lesões por movimentos repetitivos e infecções pulmonares causadas pela aspiração de diamantes são apenas alguns dos problemas que afligem esses trabalhadores.

Os defensores dos direitos dos animais também têm tanto em jogo quanto os defensores dos direitos humanos, no que tange à mineração de diamantes. De acordo com o Instituto de Bem-Estar Animal (Animal Welfare Institute), as populações de primatas africanos estão minguando - dentro de 15 a 20 anos, os primatas estarão extintos. A população de chimpanzés se reduziu a apenas 150 mil e, com o abate ilegal de 600 gorilas ao ano, eles também estão diante da ameaça de extinção. A população decrescente de primatas pode ser atribuída em parte à caça ilegal, mas nem toda caça é por esporte. Alguns mineradores de diamantes famintos dependem da carne desses animais para sua sobrevivência.































Macacos ameaçados de extinção
 
Garimpeiros ilegais se alimentam de macacos
 
 
Os mineiros famintos não são os únicos caçadores clandestinos. Em países de fora da África, a carne de animais selvagens é considerado um prato refinado, e representa um produto lucrativo. A carne mais procurada é a dos bonobos, chimpanzés, pangolins gigantes e gorilas. Até 10 toneladas de carnes exóticas como essas chegam como contrabando ao aeroporto de Heathrow, em Londres, a cada dia. Pensem nisso.