ROOTZ FOOD


NUTRIÇÃO FUNCIONAL

Uma nutrição que não se importa com a contagem das calorias, mais só o que cada alimento pode fazer pelo seu_e só pelo_seu_corpo. 
Ela é fundamentada nas informações fisiológicas e bioquímicas do organismo, compreendendo a interação que existe entre todos os sistemas do corpo e as características dos nutrientes, explica a nutricionista Gabriela Maia.
A gente rastreia sinais, sintomas e características de cada pessoa e os relaciona com situações de carência ou excesso de nutrientes. Diz Carolina Baccei outra especialista no assunto que avisa: "o que é saudável para uma pessoa pode até mesmo causar doenças em outra". 
Dietas genéricas, universais e contagem de calorias, não fazem sentido aqui. Uma das ilusões está no consumo dos refrigerantes zero. "Eles tão cheios de adoçantes artificiais como aspartame, uma substância ligada a prejuízos neurológicos e ciclamato de sódio e sacarina, que podem piorar o controle da pressão arterial e da retenção de líquidos."Conclui Gabriela. "É melhor comer uma maça. Tem 60 calorias, mais te garante vitaminas, minerais e fibras."Defende. O negócio aqui é ser saudável. Com o corpo funcionando em toda sua plenitude, o peso cai e a imunidade sobe."
"O excesso de peso corporal se dá devido a má nutrição, exposição a toxinas e estresse. Todos esses fatores levam alterações orgânicas consideráveis. como a microbiota (flora) intestinal, desequilíbrio imunológico, variações hormonais, menor eficiência em queimar calorias.etc", explica a nutricionista Andreia Naves.
"Na nutrição funcional, entendemos como essas alterações estão interligadas e penamos em estratégias nutricionais e de suplementação desse desequilíbrio. E daí, sim, alcançar, como consequência, a perda de peso corporal", finaliza.

TOQUES

1 - As frutas de cor vermelha-arroxeadas possuem substâncias anti-inflamatórias que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e no envelhecimento precoce. 

2- Incluir ovo na alimentação. Rico em proteína, vitaminas do complexo B e cálcio, nutrientes importantes para a memória. 

3- Abacate, rico em gorduras saudáveis, auxilia a modular hormônios, melhora  humor e reduz a compulsão alimentar. 

4- As folhas verdes escuras (couve-espinafre- rúcula, escarola e brócolis) são boas fontes de vitaminas e minerais, além de serem ricas em fibras, ferro e possuirem ação desintoxicante. 

5- Varie os tipos tipos de proteínas da sua alimentação. Equilibre a ingestão entre vegetais (quino e leguminosas) e animais; ovo - peixe - carne vermelha e frango

6- Mantenha seu intestino regulado como o uso de probióticos e fibras como chia,aveia, linhaça.

7- Opte sempre por alimentos ricos em Omega-3, Calcio e Ferro! 

Saúde amigos! Victor Rasta

----------------------------------------------------------------------------------------

Apoio Cultural:



Olá meus amigos leitores!

Esperei passar os agitos do carnaval e da Copa e os minhas visitas regressarem em paz para seus lares e fui me apresentar pela primeira vez na região de Garopaba (Imbituba SC) como Consultor de vinhos, de certificado da Internationalle e Brasileira de sommelier nas mãos, algumas amostras de vinhos que selecionei de minha adega e claro, uma pasta de curry legítima que a minha amiga Bruna Silva trouxe da Thaylandia pra fazer  essa culinária que postei abaixo do texto, foi o único dia que cozinhei durante a semana que fiquei fora viajando, quase não sobrou nada, aliaz, o que sobrou, reciclamos, mandando pra dentro, já com o têmpero thaylandez no puro ponto heheheh 
Passei quase todos os dias trabalhando meu mailing list para formatar novos e-mails que dirigi para clientes em potencial afim de que estes me chamem para prestar-lhes consultoria na área de vinhos,espumantes e champagnes. O que sobrou de tempo aproveitei para remar d stand up padle, de kaiak, pedalar de bicicleta e arriscare uns giros de skate que gosto muito! Desculpem-me a falta de atualização do blog nesta temporada de verão, mas passei uns dias também cuidando de uma amiga  de Niterói que veio passar uns dias comigo e estava dodói e ajudar o Marco Merhej a receber a equipe do Combate (canal da Globosat) entre estes a minha amiga Carla Tank que adorou o trabalho que fez aqui, além de claro, colocar-mos a amizade em dia. vale comentar a estada da equipe que ficou hospedada na pousada João de Barro de propriedade da Arlene "Power" Schlegel! 
Breve trarei mais novidades ta,
Um grande abraço a todos de várias partes do mundo que vem acessando o rastalifestyle, desejo-lhes muitas alegrias, paz, amor e saúde! 
Victor Rasta

-----------------------------------------------------


Minha passagem pelo Rio Wine and Food Festival na Cidade Maravilhosa, não poderia passar sem que eu cozinhasse pros meus familiares-amigos, gente que convivo desde que me doo por gente; abaixo a culinária pra família do Rogério Kato, a Ludmila e seus lindos filhos a Constanza e o Vicente meus parcerinhos gourmets e nas praticas da yoga, quando estou por lá! Se ficou bom eu não sei, pergunta pra eles! hahahahahah
















--------------------------------------------------------------------------------------



VEGETAIS PARA DESINTOXICAÇÃO POR 22 DIAS! TEM CORAGEM ? 

Então se liga nessa, no fim do ano passado, o casal top do showbizz internacional Jay Z e Beyonncée Knowlles anunciaram que encararia um desafio em serem vegetarianos pelo menos por 22 dias, bastaram algumas fotos nas redes sociais para tornar a 22 Days Nutrition dieta criada pelo fisiologista Marcos Borges, amigo de Jay Z virar assunto em todas as rodas. Alguns meses antes, Gwyneth Paltrow, Detox Guru e amiga pessoal do casal já havia falado sobre a idéia em sua newsletter virtual Goop. 
O interessante é que os 22 Days, o nome vem de pesquisas que concluem que são necessários 22 dias de nutrição do modo vegetariano para o corpo concluir o processo de limpeza, ciclo este que vem sendo cumprido desde a época que o detox era feito nas estações de água. Não venda um cardápio com comida pronta: é mais um manifesto Vegan que procura incentivar a adoção de dieta a base de plantas. Há produtos como barrinhas e shakes de proteínas (todos 100% orgânicos), mais a grande sacada é o menu sugerido no site, além de receitas divididas no @22daynutrition.  E aí vamos lá?  

------------------------------------------------------------------------------



Há poucas semanas atrás, recebi a visita de minha super amiga Renata Faria que trabalha e atualmente reside na Itália, na ocasião demos um passeio pela ilha, de moto, bus e claro, kaiak e stand up padle que ela  curte e mandou super bem nas remadas... abaixo as imagens de nossas ações!




 ...na volta, claro, preparei uma rootz food na panela de ferro e no "vulcanzinho"ou melhor, meu "fogão"a lenha, neste dia foi arroz integral c cenoura e brócolis e meu feijão arte que preparo durante 2 dias, não vai na panela de pressão e cozido por etapas com legumes, tipo beterraba, cenoura, folhas de brócolis, curry em pó, cebola, alho e gengibre frito na manteiga separadamente e no final, mandioquinha e batata doce...que vocês veem no prato abaixo! 










prontinho! 



olha a Renatinha aí gente!

---------------------------------------------------------------------------------------------------

essa foi no Rosa...desculpa pessoal mais sem comentários! hahahahahah


















 A propósito, acharam que eu não ia descrever os ingredientes? ai vai!
 camarão ao leite de coco com especiarias de pasta de curry original da Thaylandia, alho picadinho, gengibre (claro!), pimentões coloridos, salsinha e cebolinha verde, cebola rocha, mandioquinha (batata salsa), tomate (sem sementes), e uma unica batata que coloquei após cozinha-la com yogurte natural e salpiquei de basílico e manjericão...pra variar, tudo feito na manteiga, pra acompanhar um arroz integral com cenoura... iupiiiiiiiiiiiiii !!!

--------------------------------------------------------------------------------------
 O AZEITE REAL



Os gregos consomem mais azeite que qualquer nação do mundo, 50 litros per capita por ano. Em comparação a 13 litros na Itália e na Espanha, 1 litro na  Grã-Bretanha e pouco menos de 1 litro nos Estados Unidos. Entre os gregos, os habitantes da ilha de Creta consomem e produzem a maior parte do azeite. E entre os cretences os habitantes da ilha de Kritsa uma aldeia de 2.800 pessoas na parte sudoeste da ilha, são os campeões, consumindo cerca de 50 litros por pessoa por ano!
Kritsa pode alegar com justiça, ser a capital mundial do azeite.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Olá amigos!

Meu principal foco profissional para os próximos anos será como Winner Consulting, com certificado da Associação Brasileira & Internationale da França pela ABS-SP. Já venho atuando na criação de cartas de vinhos, harmonizações em restaurantes, sommelier em eventos fechados e confecção de cestas de vinho para presente. Também posso trabalhar como supervisor de adegas particulares e... em seções de supermercados, breve estarei representando vinícolas nacionais e internacionais. Se precisarem de algum serviço neste contexto ou souberem de alguma empresa que por ventura precise de uma consultoria nesta área, por gentileza, passe meus contatos, victorasta@gmail.com - 048 9957 6942 - 8449 4292 ,
conto com vocês neste novo ciclo da vida!
abração e saúde à todos
Victor Rasta

---------------------------------------------------------------------------------------------------------


soja  hidratada  com vinho, pasta de curry, creme de tomate e cebolinha verde pro amigo Evandro Ferraro - Alphaville SP-2013










estrogonofe by Carlos Calisto com champignon ao molho branco e batatinha frita

____________________________________________________________________________



 Chilapia by Evandro Ferraro com arroz integral (by Rootz Food) e brócolis


________________________________________________________________________



Especial!


MONTREAL NO CANADÁ TEM UM RESTAURANTE PARA CADA 557 PESSOAS!


Pode parecer muito, mas se levarmos em conta que mais da metade da população do Canadá, considerado um dos melhores países com alta qualidade de vida do mundo fala francês e a outra parte fala inglês, supõe-se que o povo prima pela qualidade da comida servida, principalmente em restaurantes.
Então vamos lá, Montreal tem 3.048 restaurantes, ou um para cada 557 habitantes. Sem dúvida um dos principais centros gastronômicos da América do Norte, onde uma refeição criada por um Chef renomado, acreditem, saí mais barata que nos melhores restaurantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba. Em São Paulo por exemplo, há uma casa a cada 880 pessoas.

No Francês Europea (europea.ca) do Chef Jérôme Ferrer, por exemplo, um tartar de bisão (mamífero comum na América do Norte e na Europa) com folhas verdes e batatas com azeite grego, espanhol ou português se preferir, sai por U$27.50 (cerca de R$62). O bistro Duo.D (bistroduod.com), do Chef Philipe Déri, serve assados de pato e de carneiro - onde os pratos principais variam de U$ 18 a U$ 27 (R$40 a R$ 61) acredita?

Outra ótima indicação é a carne marinada no cominho com banana do Les Deux Singes de Montarvie (lesdeuxsingesdemontarvie.com) que sai por U$ 25 (R$57) . Uma experiência diferente está no Ateliers et Saveurs (ateliersetsaveurs.com). Os comensais chegam e na cozinha, eles próprios preparam seus pratos, sob a supervisão de um Chef que da aulas bem humoradas. Para conhecer a cozinha francesa com um toque de ingredientes regionais, há dentro do centenário hotel Ritz-Carlton o restaurante Maison Boulud (maisonboulud.com), com o cardápio assinado pelo francês Daniel Boulud, um dos mais famosos e prestigiados Chefs de Nova York.

O Agneloti com beringela, cebolas, tomate e mozarela, sai por U$ 28 (R$63).

O menu degustação com cinco pratos, proposto pelo Chef Riccardo Bertolino, custa U$85

 (R$ 192) .

O mais antigo restaurante de Montréal, criado em 1769 é o Auberge Saint-Gabriel(aubergesaint-gabriel.com). Lá é servido por U$ 28 (R$ 63) uma saborosa costeleta assada com purê de abacate e batatas ao creme.

Por fim, um achado, com pratos bem preparados e preço abaixos dos U$ 30 (R$ 68) e claro, mas econômicos que qualquer restaurante com um Chef francês no Brasil, é o bouillon Bilk (bouillonbilk.com). Come-se  por exemplo, risoto de vitela ou ravióli ao lombo. No almoço há sopas por U$ 6 (R$ 11). De sobremesa, os biscoitos fabricados na casa custam no almoço e no jantar U$ 8 (R 18).

Uma curiosidade é que um executivo que esteja a viagem ao Canadá, ou mesmo um empresário ou habitante comum de Montréal pode se deparar eventualmente com uma cozinha ambulante que ora estaciona em alguma praça, evento cultural e serve de graça refeições de bom nível, espaço limpíssimo tudo supervisionado pelos cidadões e claro, por um governo competente.Vai sonhando meus caros leitores e amigos!



----------------------------------------------------



 Rootz Food em Ação

São Paulo Primavera 2013








 Feijãozinho pra Leo degustar (amiga da Angela Faria)

  

É fato, se os amigos e familiares permitirem e porem a disposição os ingredientes e graças aos espiritos da luz, Jesus que é o cara e um fogãonzinho duas bocas, semi industrial ou até uma fogueirinha e claro, boas panelas, de preferência de ferro, a gente cria e desenvolve uma culinária saborosa e de visual surpreendente!








batata doce com queijo ralado, cuury e cebolinha verde





abaixo imagens recentes da gastronomia apresentada na residencia da Angela Faria mãe de uma amiga minha no Butantã em São Paulo e a outra para um de meus mestres da vida e irmão de coração Evandro Ferraro em Barueri - Alphaville que também ta mandando super bem no peixe branco de água doce que fez pra gente e assim que possível porei a imagem do peixe que ele fez pra dar água na boca de vocês caros leitores e amigos!






proteína de ovos de granja (casca marrom) pimentões coloridos, cebola rocha, salsinha verde, curry, alho e gengibre crocado na manteiga;






 saladinha com rúcula, alface, tomate, pimentões  coloridos e salsinha verde




feijoada com legumes tipo thaylandeza com frango ao curry e mandioquinha


-------------------------------------------------


breakfast naturalíssimo!

 --------------------------------------------

CAFÉ 


Só a poucos anos virei apreciador dessa bebida e meus amigos e donos de café que me conhecem e me servem, caso do barista Philipe Glazer e de Danilo Melo do Empório Mineiro ambos apoiadores das iniciativas do rastalifestyle sabem que gosto mesmo é de tomar um puro, sem açúcar, até porquê há 15 anos
 atras perdi o costume de por açúcar  branco refinado no que ingiro.
Vou começar a falar qual os males que o café faz em quem exagera nas doses: dor de cabeça, Insônia, aumento da pressão arterial, ansiedade, gastrite e úlcera. Pelo mix de apreciação e dependência que a bebida proporciona é que frequentemente considera-se uma droga. A comparação não é em vão. Afinal, muitos dos efeitos da cafeína sobre o organismo são semelhantes  aos provocados pela anfetaminas, pela cocaína e pela heroína, A diferença é que o efeito da cafeína é mais moderada. Mas vicia.
Mesmo apresentando uma "onda" semelhante, os efeitos são bem diferentes e atenuados se bebido com água, chocolate, mel e similares  para adocica-lo. 



café arte by Philipe Glazer



Um dos sintomas mais conhecidos da cafeína é a sua ação estimulante no sistema nervoso central, por isso deve ser apreciado com moderação. Da corrente sanguínea ele atinge o córtex cerebral super rápido e exerce os seus efeitos suprimindo os neurotransmissores. O vicio que costumam causar nos apreciadores está relacionado ao aumento de dopamina no sangue (neurotransmissor relacionado ao prazer). Com prazer, sensações como redução da fadiga, melhora na concentração e desempenho das atividades físicas, são comuns tanto no café como nos chás, chocolate, refrigerantes de cola, guaraná em pó e encontrado em altas doses nos energéticos, todos, alimentos que contém cafeína.
Milhares de pessoas ao redor do mundo, chegam a reservar um tempo especial para para degustá-lo, onde em algumas culturas (países) é bebido acredite, com alho, gengibre,cardamomo e canela como na Africa e oriente médio por exemplo. Aliás, é da Etiópia que se origina e que sai segundo alguns especialistas, o melhor café do mundo. 
Um dos melhores capuccinos que já experimente na vida, se não o melhor, foi na classica, tradicional e histórica (existe a mais de 200 anos!) Confeitaria Colombo no Centro do Rio de Janeiro que da pra saborear com o pão deles com uma manteiga real! Quem já foi lá e sentiu esse prazer sabe o que quero dizer, não por acaso trabalhei na Shop 126 bem ao lado da Colombo que fica an rua Gonçalves Dias.


salão nobre da Confeitaria Colombo no Centro histórico do Rio

Algumas bebedores preferem misturá-lo ao clássico modo matinal, ao leite, quando me solicitam para criar menus de breakfast ou na recepção de VIPs apresento uma receita que misturo ao leite, chocolate, um pouco de mel e umas pitadas de canela e claro, café. Nossa, fica demais! Um Iced Coffee gelado com calda de chocolate e gelo na The Coffe Shop do barista  Felipe Glazer na avenida Madre Bemvenuta em Florianópolis, no verão vale a pena!




Muita gente curte degustar um cafezinho após o almoço ou como deixa pra se aproximar de alguém interessante. Outros promovem reuniões e até assinam super contratos em meio há chícaras do mais puro café. E voltando em como o café é bebido em algumas culturas, na França é tomado com chicória, na Bélgica bebe-se com um pedaço de chocolate posto no fundo da chicara. Na Itália a preferência como no Rio de Janeiro é pelo expresso. Na Grécia é acompanhado de unm copo de água gelado. Em Cuba é consumido num só gole e bem adocicado. Na Ìndia bebe-se com açucar, leite e com doces. Em algumas regiões da Alemanha é servido com leite condensado ou chantilly. Na Suiça adiciona-se café um licor, o Kirsh e no México (como no Brasil) é oferecido em muitos lugares de graça e é consumido em grandes quantidades. O chamado café americano como é dito no México, normalmente aguado.  
Um dos membros do Clã Marley, ex namorado da Top Model Isabelli Fontana o Roham Marley é um dos mais bem sucedidos cafeicultor do mercado internacional e até andou pesquisando pontos comercialmente viáveis pelo Brasil para abrir umas lojas. 



o fruto do café




Vilão ou Parceiro?

Considerado por muitos um companheiro silencioso, que ajuda a despertar quando o sono bate e alivia o tédio na hora daquela reunião importante, o café tem dupla faceta quando o assunto é saúde, como já vimos   acima. Apesar de diversas pesquisas revelarem os impactos negativos do seu consumo em excesso, a bebida é uma das poucas servida nas residencias, bares e restaurantes que possui aura soberana e se sobrepõe como uma das mais significativas paixões universais. 
A presença do café é solicitada nos mercados de todos os continentes. Ao lado ad cerveja, é a bebida mas popular do planeta, consumida já há mais de 100 mil anos. Depois do petróleo é o segundo produto mas comercializado do mundo. Sendo que o Brasil hoje é o maior produtor da Terra e o Rio Grande do Sul o maior consumidor do país.
Bem, é isso aí pessoal, assim que eu tiver mas novidades sobre o prazer d comer e beber acrescento aqui valeu! Abração e um ótimo café pra vocês!

_________________________________________________________________


TAPIOCA 

Quem já teve a oportunidade de provar minha culinária ou numa simples conversa  sobre gastronomia,sabe que meus pais vieram do nordeste do Brasil e que por ventura pratos marcantes como a tapioca, sempre fizeram parte de meu cotidiano e dos pratos que sirvo em meus encontros.






tapioca, também conhecida como beiju, é o nome de uma iguaria tipicamente do nordeste do Brasil, originária do Nordeste do país, de origem indigena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Esta, ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo-coalho.






É comum também encontrar as variedades conhecidas como Beiju de Lenço, Beiju de Massa e outras, feitas em fornos das casas de farinha das comunidades rurais em determinadas épocas do ano; assim como outras variações.






O nome tapioca é derivado da palavra tipi'óka «coagulo», o nome para este amido em Tupi, e pode referir-se tanto ao produto obtido da fécula quanto ao prato em si feito a partir dele.






___________________________________________________________


Saúde todo dia!






sanduiche de pão caseiro com linhaça e carne de soja do Quiosque Aragua da praia Mole




abacate natural (sem agrotóxico) escondido no yogurte natural e semente de maracujá




pasta fusile com carne de ciri ao molho thaylandez e cuscuz hidratado com água de coco e manteiga 




prato inspiradíssimo que o Mario "Shakur"  fez pro irmão que assina esta página com muito carinho

________________________________________________________________________________




Sempre imaginei numa situação sem luz elétrica ou sem fogão, por isso sempre deixo uma lenha reservada e providenciei panelas e frigideiras adequadas para esse modelo de culinária.






As panelas e frigideiras de ferro com tampa de vidro, garfos e espatulas com  astes estensas facilitam o movimento da comida e não corro o risco de se queimar, embora quase sempre isso acontece hahahah
o resultado e o sabor final, só quem experimentou pode falar; a apresentaçãao e as imagens voces podem confirir aqui;









carne vermelha com alho e gengibre crocado na manteiga...molho com nuances asiaticas; cebola rocha, tomate, pimentoes coloridos, cebolinha verde e salsinha verde...




                                                     temperos magicos e cheirosos; cores






acompanhamento com arroz 7 graos com acafrao, mandioquinha e cenoura organica, harmonizacao com espumante prosseco nacional  heheheh vamos comer pessoal, ta na mesa! 






________________________________________________________________________

Estada em São Paulo, rende amizade em dia, de excelência; news business e cultura chocante!




Em meus 12 dias em S.P. estive no Butantã cozinhando para Angela Faria mãe da Renata que está em Milão trabalhando e duas apresentações já como personal Chef à convite de Fernando "trek" Marins e Alexandra A. da Lerosa, na residencia deles em Moema, onde pude reunir alguns dos raros e especiais amigos casca grossa que conheço à décadas. Alguns almoços na casa de meu amigo e mestre das antigas;  Evandro Ferraro e Vinicius Eduardo Silva em Alphaville; também gerou um prazer imenso, cozinhar não só para estes como para seus convidados foi realmente gratificante e emocionante. 
Meus pratos não são muito tradicionais, mas quem já provou, quando sente o aroma do gengibre e o alho frito na manteiga com curry e shoyo comentam que lembram de minha culinária quando sentem o cheiro no ar. 
Bem, vou economizar nas palavras e mostrar algumas imagens aqui ta; 
"very grateful to all my great friends who opened the doors of their homes in São Paulo for me and that the spirits of light and health accompany you!" 



"Há alguns anos atraz, quando oferecia um tenis, ou alguma bijuteria que estava vendendo, alguns caras diziam assim: em Bali isso aí custa 5 doláres; e quanto é para juntar essa turma em SP e cozinhar pra eles? Aí colegas: no have price! Hahahaha"




Gralton Beiral, o homem à frente da WeakEnd Celebration (Pier Maúa, Copacabana Palace...) do Rio de Janeiro, nutrindo-se by Victor Rasta Personal Chef em ação na cidade de São Paulo



ah não vou dizer o que é não, adivinhem! hahahahah






arroz integral com gergilim, semente de papoula preta e alecrim







escondido de mignom ao molho secreat com pimentões coloridos, salsinha verde e cebolinha verde e gengibre a alho crocado na manteiga




___________________________________________________



 Raposeiras lança o café mais caro do Coffee Lab Pacote de 250 g é vendido a R$ 105 DE SÃO PAULO A premiada barista Isabela Raposeiras, à frente do Cof-fee Lab, acaba de lançar o café que ela considera o melhor que já garimpou no Brasil -e está à venda pelo valor mais alto que a cafeteria já alcançou (R$ 105, 250 g). Pinçou 35 quilos de um lote minúsculo de café obatã (variedade que nunca foi muito valorizada por aqui), cultivado na Fazenda Ambiental Fortaleza, em Mococa, no interior de São Paulo. O restante foi exportado para a Austrália e para a Suécia. Segundo Raposeiras, ele tem o perfil dos cafés africanos -muito frutado com acidez acentuada. De torra leve, apresenta uma complexidade que a barista nunca havia encontrado no país. "Esse nanolote [três sacas de 60 quilos, cada uma] mostra que os processos de plantio, colheita e pós-colheita podem elevar a qualidade sensorial de um café e que não dependemos só do 'terroir' para ter uma bebida boa", diz a especialista. 
 _________________________________________________________________

 "Agradeço de coração aos 6.796 acessos vindos de todo o país e de outras cidades do mundo neste segundo ano de atividade do blog!!!" 

__________________________________________________________________


O 2o Coquetel com novas amostras de artes numa academia em Florianópolis, desta vez será com os artistas Pedro Driin e Caue "ON" Alves e participação especial de um chef convidado, natural da Lagoa da Conceição; e acontece com o Apoio Cultural do Armazém Conceição Vinhos; dia 7 de Maio de 2012 a partir das 19hs. O primeiro foi com os produtos da Aubergine. As imagens da Fotógrafa Karina Passos que marcaram o lançamento do espaço - está logo abaixo, o menu ficou a cargo do Chef Peruano Christopher Kraul que mandou num excelente Ceviche e o tempero da social que agitou a produção ficou a cargo dos alunos e convidados especiais.


Verena Fiori, representando a diretoria da academia e o empresário Walter Chede no coquetel de lançamento do espaço de exposição de obras de arte 



outra arte desenvolvida na hora pelo Chef da foto abaixo...




Christopher Kraul o Peruano executando sua arte culinária em ceviche



Rochinha, a voz do informe de surfe que acorda os praticantes de surfe na ilha de florianópolis, eximínio pescador e surfista, também prestigiou o lançamento do espaço de exposição de artes em uma academia em Florianópolis.



uma das alunas da academia degustando o prato principal do coquetel



Pedro Pepei, aluno da academia e faixa preta de Jiu Jitsu também prestigiou o coquetel



___________________________



AZEITE

Quem curte comer bem e admira a alta gastronomia sabe o quando o acréscimo de umas gotinhas de azeite com qualidade e procedência, da o toque de excelência a arte culinária; neste artigo começo uma abordagem, digamos refinada, da históra moderna e antiga do azeite, nosso fiel aliado na saúde e claro na arte de saborear uma comida saborosa. 
Simplesmente já ouvimos muitas estórias e histórias a respeito deste precioso óleo que em algumas culturas não é usado somente no ato de degustar uma boa salada; saboreá-lo com um pãozinho, torradas, simples saladas e até aplica-lo em feridas, no coro cabeludo e até no próprio cozimento e fritura de algumas carnes; embora neste último caso, os gourmet, cozinheiros de plantão e chefes pelo mundo não o recomenda muito neste caso.







 O uso do azeite na Antiguidade

Por volta de 3.000 anos antes de Cristo, a oliveira já seria cultivada por todo o crescente fértil. Sabe-se, no entanto, que, há mais de 6 mil anos, o azeite era usado pelos povos da Mesopotânea como um protetor do frio e para o enfrentamento das batalhas, ocasiões em que as pessoas se untavam dele.
De acordo com a Bíblia, havia comércio de azeite entre os negociantes da cidade de Tiro, que, provavelmente, o exportavam para o Egito, onde as oliveiras, na maior parte, não ofereciam um produto de boa qualidade. Há também informações extraídas do Antigo Testamento bíblico de que teria sido na quantidade de 20.000 batos (2 Crônicas 2:10), ou 20 coros (1 Reis 5:11), o azeite fornecido por Salomão a Hirão, sendo que o comércio direto desta produção era, também, sustentado entre o Egito e a Israel (1 Reis 5:11; 2 Crônicas 2:10-15; Isaías 30:6 e 57.9; Ezequiel 27:17; Oséias 12:1).
A propagação da cultura do azeite pelas demais regiões mediterrânea provavelmente deve ter ocorrido por meio dos Fenícios e dos gregos. Assim, já na Grécia antiga se cultivava a oliveira, bem como a vinha. E desde o século VII antes de Cristo, o óleo de oliva começou a ser investigado pelos filósofos, médicos e hstoriadores da época em razão de suas propriedades benéficas ao ser humano.
Os gregos e os romanos sem dúvida descobriram várias aplicações do azeite, com suas múltiplas utilizações na culinária, como medicamento, unguento ou bálsamo, perfume, combustível para iluminação, lubrificante de alfaias e impermeabilizante de tecidos.
Além disso, o azeite é mencionado em quase todas as religiões da antiguidade, havendo inúmeras lendas e mitos a respeito. Muitas das vezes a oliveira era considerada símbolo de sabedoria, paz, abundância e glória para os povos.
O azeite nas religiões antigas
Para os egípcios, o cultivo da oliveira teria sido ensinado por Isis; os gregos e romanos também acreditavam que a origem de tal cultura teria sido uma dádiva dos seus respectivos deuses.
De acordo com a mitologia grega, ao disputar as terras do que é hoje a cidade de Atenas, o deus Poseidon, com um golpe de seu tridente, teria feito brotar um belo e forte cavalo e que a deusa Atenas trouxe uma oliveira capaz de produzir óleo para iluminar a noite, suavizar a dor dos feridos e de servir como um alimento precioso, rico em sabor e energia.
Na Eneida, Virgilio faz uma menção ao azeite e à oliveira: "E com um ramo de oliveira o homem se purifica totalmente".
Romulo e Remo, considerados descendentes dos deuses e fundadores da cidade de Roma, teriam visto a luz do dia pela primeira vez debaixo dos galhos da oliveira.
Todavia, entre os Judeus o azeite teve uma grande importância nos cultos quanto ao oferecimento de sacrifícios a Deus, simbolizando a sua presença entre os homens.





A simbologia do azeite na Bíblia e no cristianismo

Na Bíblia o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espirito Santo * Deus.
Em Geneses , quando as águas do diluvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.
Jacó, ao ter duas experiências sobrenaturais com Deus, em Betel, em ambas as vezes colocou no local uma coluna de pedra sobre a qual derramou azeite. (Gênesis 28:18 e 35:14)
Os judeus utilizavam o azeite nos seus sacrifícios e também como uma divina unção que era misturada com perfumes raros. Usava-se, portanto, o azeite na consagração dos sacerdotes (Êxodo 29:2-23; Levítico 6:15-21), no sacrifício diário (Êxodo 29:40), na purificação dos leprosos (Levítico 14:10-18 e 21:24-28), e no complemento do voto dos narizeus (Números 6:15).
Quando alguém apresentar ao Senhor uma oblação como oferta, a sua oblação será de flor de farinha; derramará sobre ela azeite, ajuntando também incenso. (Levitico 2:1)
Pode-se afirmar que a Torah previa três tipos de ofertas de manjares que deveriam ser acompanhadas com azeite e sem fermento, as quais eram: 1) flor de farinha com azeite e incenso; 2) bolos cozidos ou obreias (bolos muito finos) untadas com azeite; 3) grãos de cereais tostados com azeite e incenso. E, enquanto a ausência de fermento simbolizava a abstinência do pecado, o azeite representaria a presença de Deus. Parte das ofertas era então queimada no altar como sacrifício a Deus. Certas ofertas, contudo, deviam efetuar-se sem aquele óleo, como, por exemplo, as que eram feitas para expiação do pecado (Levítico 5:11) e por causa de ciúmes (Números 5:15).
Os judeus também empregavam o azeite para friccionar o corpo, depois do banho, ou antes de uma ocasião festiva, mas em tempo de luto, ou de alguma calamidade, abstinham-se de usá-lo.
O azeite também era reconhecido como um medicamento entre os judeus (Isaías 1:6; Marcos 6:13; e Tiago 5:14). No Evangelho segundo Lucas 10:34, o "bom samaritano" unge as feridas do homem que tinha sido atacado pelos salteadores com vinho e azeite. O azeite, nas feridas, era conhecido por ajudar a cicatrizar.
Pode-se dizer que na cultura judaica o azeite indicava o sentimento de alegria, ao passo que a sua falta denunciava tristeza, ou humilhação.
Antes de sua prisão, Jesus passou momentos agonizando no Getsemani, ou Jardim das Oliveiras, situado nos arredores da Jerusalem antiga. O nome Getsêmani significa lugar do azeite. A escolha do local trazia com exatidão o que estava acontecendo com Jesus momentos antes de ser crucificado, quando iria ser sacrificado e esmagado como uma azeitona, a fim de que a humanidade pudesse receber o Espírito Santo em seus corações.
Ainda hoje na Quinta feira Santa, a Igreja Católica consagra os santos óleos que são usados pelos sacerdotes ao longo do ano em rituais litúrgicos sacramentais, como o batismo, o crisma, a unção dos enfermos e a ordenação. De acordo com o Direito Canônico, tais óleos devem ser de origem vegetal, mas é usual utilizar o azeite para tal consagração.





O Azeite no Brasil

O Brasil é o sétimo maior importador mundial de azeite de oliva e o segundo de azeitonas. A principal causa é que o país não planta oliveiras, e por isso mesmo, não produz azeitonas e muito menos, o azeite. Mas esta realidade está mudando. A EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuaria de Minas Gerais é pioneira nas pesquisas sobre à oliveira desde 1986, especialmente na seleção de variedades mais adequadas às condições brasileiras de clima e na produção de mudas de qualidade. As pesquisas sobre as oliveiras estão concentradas na Fazenda Experimental de Maria da Fé, uma pequena cidade do Sul de Minas Gerais, com resultados muito promissores para o desenvolvimento da cultura no Brasil. No dia 29 de fevereiro de 2008, foi realizada com sucesso a primeira extração de azeite de oliva em terras brasileiras, e na análise de laboratório, o óleo extraído foi classificado como extra-virgem, comparável aos melhores do mundo, com índices de acidez entre 0,3 a 0,7.
Há dois anos iniciaram-se as safras em SC com capacidade de produção de óleo. A EPAGRI estima a produção de óleo industrializado em grande escala até 2011. Várias regiões do estado são propícias ao cultivo de azeitonas, principalmente o Oeste e Sul.

Dicas de consumo
Uso culinário do azeite por acidez
TipoAcidezUtilização
Extra Virgem< 0,8%Saladas e molhos
Virgem fino1,5%Saladas e molhos
Semifino3,0%Saladas e frituras
Refinado>3,0%Frituras de imersão
Puro>2,0%Frituras, assados e marinados
Ao consumir o produto, é aconselhável que se verifique sua acidez, quanto menor, melhor e da data de validade. Normalmente o azeite deve ser consumido em 12 meses. Antigamente era possível encontrar no comércio, azeites de primeira e de segunda prensagem mas atualmente o processo é único e o azeite é prensado uma única vez a frio ou pela variação de pressão e temperatura.
É muito mais comum encontrar os azeites extra-virgens engarrafados sendo aconselhável que se procure azeites engarrafados em embalagens mais escuras, já que a incidência de luz cataliza a oxidação do produto. Já aos óleos de oliva é muito mais comum que sejam comercializados em lata. Para estes, o ponto de solda da lata pode em algumas vezes oxidar o produto.
Ao estocá-lo, leve em conta que a luz, o calor e o ar são altamente prejudiciais ao produto, que deve ser armazenado em locais frescos, com pouca ou nenhuma incidência de luz. Pode-se evitar a ação da luz ao se embrulhar o azeite com pano ou guardanapo. Apesar de comumente usados os bicos dosadores também podem facilitar a oxidação e devem ser evitados. É aconselhável que se consuma o azeite o mais rápido possível após sua abertura, e portanto é melhor que se armazene-o em embalagens menores, que sejam consumidas tão logo sejam abertas.
A cor do azeite algumas vezes pode indicar nuances em seu sabor. Normalmente os azeites mais verdes tem aromas e sabores mais frutados. Quando degustado, normalmente são utilizados fracos pequenos e de tamanho específico, de cor azul cobalto que evitam que o profissional seja influenciado pela cor do líquido. Antes de degustado o copinho é aquecido por alguns segundos na palma da mão, de modo a provocar a libertação do aroma do sumo. O degustador em seguida absorve um pouco do líquido da mesma forma que faz uma degustador de vinho, puxando-o através do ar e espalhando-o com a língua por toda a boca para que se possa sentir o sabor.
O aroma do azeite não deve indicar a presença de defeitos como ranço ou mofo O seu gosto deve ser frutado e pode conter outros aromas como o de ervas, plantas ou pasta de azeitona, pode ainda conter alguns traços importantes, tais como gosto amargo ou levemente picante, indicando a presença de polifenóis. Elementos como sabor metálico, avinagrados ou acidez perceptível são fatores negativos ao paladar e indicam um azeite de baixa qualidades.
Normalmente, os azeites mais leves e doces são mais próprios a serem usados em saladas, legumes e carnes brancas. Os mais acentuados são melhor aproveitados se usados em carnes vermelhas e assados.


_______________________________________________________________________


 Artes do gourmet Abner Zeus











____________________________________________________________





ROOTZ  FOOD -  GASTRONOMIA & ARTE





O jantar oficial de lançamento do rastalifestyle.blogspot.com aconteceu no LAB plataforma dirigida pela jet setter e diplomata Angela Prazeres {que também coordena o Mercadinho Chic - Floripa} e pelo arquiteto Marco Frugolli;
os vinhos e espumantes para a harmonia dos pratos foram cedidos pelo Emporium Bocaiuva, os frutos do mar > doados pela Nelson Peixaria no Mercado Público de Florianópolis; na ocasião vesti um blaser, calça tipo sarwel e uma moletom Osklen; lenço de seda (comprei num brechó), colar e pulseiras artigos pessoais.
cobertura fotografica foi do por Rafael Portela da Trip fotos;



concentração para preparar o jantar; orar todos os dias faz bem né!





Rootz food em ação






child pure soul





talheres limpos e prontos para ir a mesa





Paulo Quintanilha




linguado feito na frigideira de ferro; com alcaparra, alho e gengibre crocante na manteiga




vamos levantar a taça!



iluminação natural durante o jantar de lançamento do blog





ostras e mexilhões combinação afro-disiaca heheheh





candelabro do LAB dando luz ao jantar





torradinha pra acompanhar as ostra/mechilão




 vinhos brancos e espumantes rosé by Emporium Bocaiuva





 air protection





no telão do LAB para acompanhar a palestra






 it´s a fire the burning up everiday (Bob Marley)







convite by Clara Cury









Gabriel; nosso músico convidado





Marco dando sua palestra



 com a designer Clara Cury





 com Julio Moreira




presença marcante





familia  Daniel Fiori e família





visual astral




e a palestra continua




penetras





 Arlene Schlegel, Alan Chieriguini e Waltinho




 a dentista Renata Andressa





diretoria do LAB > Angela Prazeres, Marco Frugolli, Clara Cury




almoço de aniversario 






A Rootz Food Gastronomia & Arte, surgiu ha mais de 6 anos atrás, quando articulei junto ao natural de Florianópolis Gustavo Linhares, hoje chefe na Nova Zelandia e minha amiga a arquiteta Silvia Martinez, o empreendimento do que até hoje acredito ser o mais belo espaço-restaurante que já vi no Brasil.





a marca Rootz food nasceu com uma apresentação conceitual 


A marca e minhas criações estiveram a poucos dias atrás na região dos Lagos em Búzios, quando cozinhei para médicos amigos; entre os presentes Pablo Rocha, filho da inteligentíssima Fernanda Quintas e de Marco Coqueiro (irmão de Ignácio Coqueiro; ambos, diretores de televisão), e nosso amigo das antigas Tatau.  
Na última semana preparei almoço e jantar p aniversário da Thatja de Andrade Sosa; em Florianópolis; nesta última produção (veja os pratos criados abaixo do texto de abertura e logo a seguir abaixo), como sempre, crio na intuição, com o que tenho a disposição, também eventualmente levo minhas panelas, avental, chapéuzinho, carinho e amor.


  arroz integral feito na panela de ferro com água de coco e cenoura



Vale lembrar o espetacular visual da praia de João Fernandes em Búzios, seu mar azul turqueza e os barquinhos "flutuando" ao entardecer; Claro que aproveitei o clima de altíssimo astral e pratiquei altas yoga;



salão principal com seus móveis e obras de arte à venda


e não parou aí, já de volta ao Rio, na passagem de aniversário da Erika Jacobson com a presença de seu namorado Paulo e dos atores Luca Biancci , Livia de Bueno, minha amiga Carla Tank  e seu namorado, o fazendeiro Deco, de Mato Grosso do Sul, celebramos a data especial com um bolinho faz de conta com uma velinha e nos deliciamos com altos vinhos.


 No mesmo espaço elaborei também durante alguns dias minha culinária simples, na estilosa casa da jornalista e assessora de imprensa Camila Lamoglia, no exclusivo condominio da praia da Joatinga, Rio, onde a Angelica e o Luciano Huck também tem residência.


 salmão tipo sashimi c tomates sem sementes, mandioquinha, gengibre e alho crocante na manteiga; feito na frigideira de ferro.


Como estava expirado nesses dias, fiz um jantar em homenagem a André Cyriaco, meu ex-editor chefe da revista Beach no seu novo apartamento, decorado com quadros fantásticos de imagens captadas por ele mesmo na belíssima praia deItacoatiara. Vale resaltar que, a nova morada do André, possui um dos mais fabulosos e impressionantes visuais das montanhas da Cidade Maravilhosa, na Estrada Fróes em Niterói.




 feijão vegetariano estilo thay na panela de barro




A Rootz Food é o meu conceito de saúde a mais de uma década, de culinária real, pois em grande parte sou o que como né heheh esta é a minha filosofia gastronômica. 
  



  camarão ao leite de coco e especialidades by rootz food, especialmente criado para o aniver da Thatja de Andrade


 As essencia de minha culinaria consiste no propósito de que minha jovialidade, energia positiva, saúde e meu discernimento, só estaria em equilibrio e em pleno funcionamento, se no dia a dia minha alimentação fosse elaborada e ingerida de forma respeituosa, preparada com carinho e, que no amanhã eu e meus próximos estivessem muito bem de saude.





Guacamole original by Eliane Panty na Rasta House



RAÍZES
Após sair da favela que morei por 15 anos no Rio onde tive influência direta da culinária de Dona Neli Cunha (minha mãe) passei um período residindo em Itacoatiara-Niterói, lá captei influências de Dona Tereza [uma das melhores cozinheiras que ja tive contato];mãe de Thiago, Marina, Lucas e Pablo;esposa do Dr. Orlando Gonçalves, médico e acumpunturista famoso do Rio. Tambem nao posso deichar de citar aqui a fortissima influencia de Dona Delcia, mae do Willian, Priscila e da Lucella, ambos naturais de Florianopolis.
Por um bom tempo usei minhas ex namoradas como testes para os meus novos pratos, bem como pra Erika Jacobson e suas belas amigas; e para os novos amigos que fui conquistando onde morei pelo Brasil, dando me assim, oportunidade para evoluir na cozinha.


 a atriz Livia De Bueno frequentadra de minhas mesas

Lançei a Rootz Food oficialmente junto com a Campanha Doe 1 Livro no meu aniver na Confraria das Artes em 2004,pouco tempo depois cozinhei no aniver da Leslye em sua casa, meses apos na residencia do Senador Mão Santa em Brasilia (D.F.), e no aniver de Angela Prazeres, onde além de inúmeros formadores de opinião importantes estava o Jet Set Italiano Marco Filla; Boss da Filla Sports International.

 ...arroz branco com pimenta feito com água de coco na panela de ferro...


Em 2006 o conceito Rootz Food vira o mais belo espaço culinário que ja vi no Brasil; Gustavo Linhares era nosso cozinheiro, hoje chef internacional na New Zeland e para a inauguração convidei Felipe Bronze o principe da culinária carioca.

 O badalado chefe carioca Felipe Bronze com o prato Rio Negro; especialmente criado para a Rootz Food por ele
 A lista de presentes era encabessada pelo Dr. Arthur Herdy e sua esposa Tamara; Marcia Cavalcanti e suas filhas (mãe do Pedrinho, Juana e julia Sirotsky), Beth Jacobson, Clau Jones (criador da revista Fluir e Organizador das feiras internacionais de Surfe no Ibirapuera [S.P.], o musico profissional Claudio Zolly que fez uma apresentação surpresa.
Na ocasiao homagei alguns Top Models, o Shaper e cenógrafo Eduardo Crivella e a atriz Erika Jacobson.

 Erika Jacobson uma das homenageadas da Rootz, aliaz, quase sempre né! hahah





Atualmente, com mais tempo para criar e desenvolver com carinho novos pratos, tenho na medida de meu tempo disponível, colocado em ação a Rootz Food, em outras palavras, pondo a mao na massa quando surge uma oportunidade.



arroz integral ao curry com molho de carne  de ostras e pimentões coloridos




novíssima criação: salmão na frigideira de ferro com mandioquinha; gengibre frito na manteiga, salsinha verde e alcaparra heheh




Apoio cultural:






10 anos!!!